Página inicial > Gama > Campus Gama pretende atingir a meta de mil estudantes matriculados em 2014

Campus Gama pretende atingir a meta de mil estudantes matriculados em 2014

Criado: Quinta, 19 de Dezembro de 2013, 15h47 | Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2013, 15h25 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2014, 15h28 | Acessos: 3540

A primeira aula inaugural do Campus Gama foi realizada em 7 de julho de 2010, no auditório da Administração Regional de Santa Maria. Naquele semestre, o campus começou a ofertar os cursos de Informática Básica e de Marketing e Vendas. As aulas eram realizadas no Centro de Ensino Médio 417 e no Centro Educacional 310 de Santa Maria.

O Governo do Distrito Federal havia cedido, em dezembro de 2009, o prédio da antiga Biblioteca do Gama para abrigar a sede do campus avançado do IFB naquele local. Após reforma, em maio de 2010, as atividades administrativas do Campus Gama já puderam ser iniciadas no novo espaço provisório, localizado na Praça II, no Setor Central da Região Administrativa. O Galpãozinho, um espaço cultural tradicional do Gama, localizado próximo à biblioteca, também passou a ser utilizado para as atividades do campus, como confraternizações e apresentações culturais. Ainda sem um espaço definitivo, as aulas também eram realizadas em locais cedidos por meio de parcerias, como em escolas da Rede Pública de Ensino do GDF.

Em agosto de 2010, tem início o curso Técnico em Logística e o curso de Aprendizagem em Agente Administrativo em Logística. Os primeiros cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Idiomas (Inglês e Espanhol) começaram a ser ofertados em outubro. Foi nesse mesmo mês que as obras para a construção do espaço definitivo do campus foram iniciadas. Também no final de 2010, mais dois cursos da modalidade FIC começam a ser oferecidos: Atendimento e Vendas e Atendente de Farmácias e Drogarias.

A inauguração oficial do Campus Gama foi realizada em 27 de dezembro de 2010. Nessa data, foi realizado um ato solene de inauguração de campi de vários Institutos Federais do Brasil pelo então presidente Lula.

No primeiro semestre de 2011 o curso técnico em Agronegócio começou a ser realizado. A primeira edição do curso já contou com palestras de autoridades e visitação a feiras. Nesse semestre, o Campus Gama também passava a oferecer o Curso Técnico em Cooperativismo, e o Curso Técnico em Química começa a ser preparado.

Programas – O Campus Gama foi pioneiro na capacitação de mulheres pelo Programa Mulheres Mil, oferecendo cursos desde o início de 2012. A princípio, eram atendidas 100 alunas, que puderam participar de cursos de Panificação e Camareira. Hoje o Mulheres Mil do campus atua com mães de alunos do Centro de Ensino Especial do Gama e na Penitenciária Feminina (Colmeia). Em 2014, o Mulheres Mil passa a ser ofertado via Pronatec.

Em maio de 2012, começam os cursos de Ensino a Distância pelo Programa Profuncionário, voltado para a formação de servidores da Secretaria de Educação do GDF. Em setembro desse mesmo ano, as primeiras turmas do Pronatec são abertas. Também na modalidade a distância, em 2013, foram abertas vagas pelo Programa e-Tec.

Espaço definitivo – Em 15 de outubro de 2012, o Campus Gama começa a ocupar sua nova sede. Com boa parte da construção pronta, as aulas e as áreas administrativas foram alocadas no prédio A, que contém 12 salas de aulas e 12 laboratórios. O novo prédio do Campus Gama está localizado próximo ao campus da Universidade de Brasília (UnB), na DF 480, a principal rodovia de ligação do Distrito Federal, Gama e Plano Piloto.

Foi também em 2012 que começaram as aulas do curso de Licenciatura em Química. O primeiro curso superior do Campus Gama começou no primeiro semestre daquele ano, ainda no espaço provisório da antiga biblioteca.

Para 2014, o Campus Gama começará a oferecer o Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Alimentos, e também o Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Administração, este na modalidade Proeja em turno noturno. Ao final de três anos, os alunos do ensino médio terão o diploma de conclusão do ensino básico, além de uma habilitação profissional técnica.

No final deste ano de 2013, o Campus Gama atende 993 alunos, sendo 154 em FICs, 435 em cursos técnicos, 183 na licenciatura, além da realização de 480 matrículas via Pronatec. Pelo programa Profuncionário, formaram-se 166 técnicos da Secretaria de Educação. Trinta e uma pessoas receberam certificação de ensino médio por meio do ENEM. A meta para 2014 é chegar a 1000 alunos regularmente matriculados em cursos presenciais técnicos e de licenciatura, além de incrementar os outros programas.