Página inicial > Gama > Semana da Química é finalizada com aprovação de todos envolvidos

Semana da Química é finalizada com aprovação de todos envolvidos

Criado: Quarta, 11 de Junho de 2014, 14h39 | Publicado: Quarta, 11 de Junho de 2014, 14h39 | Última atualização em Quarta, 11 de Junho de 2014, 14h47 | Acessos: 2102

Semana da Química, realizada na semana passada, no Campus Gama, foi considerada um sucesso pelos participantes. Os organizadores do evento trouxeram convidados com formação na área de Química que atuam em várias instituições e empresas como: Polícia Federal, UnB, UFV, UFG, Agência Nacional do Petróleo METROHM e Perkin Elmer.

Os discentes puderam verificar a utilização do conhecimento químico em prol da melhoria da sociedade, bem como a ampliação do universo da Química para além do que é visto em sala de aula. O ponto algo da semana foi a palestra proferida pelo professor Per Christian, da Universidade Federal de Viçosa, sobre aprendizagem significativa. De acordo com o professor, quem promove a aprendizagem são os alunos e o conhecimento prévio do estudante é fundamental, uma vez que o professor não faz milagre. Um hábito comum dos alunos e criticado pelo palestrante foi o fato destes deixarem para estudar somente na véspera de prova. “Isso é a pior coisa para o aluno”, comentou o palestrante, aconselhando-os a fazerem uma leitura prévia do conteúdo antes das aulas. No período da tarde, o professor Per Christian realizou o minicurso Práticas Laboratoriais com Material Alternativo de Baixo Custo e Fácil Aquisição.

De uma forma bem didática, o docente mostrou diversos conteúdos de Química por meio de experimentos simples. Para Bianca Luisa e Arthur, alunos da licenciatura em Química foi muito bom, “O minicurso foi maravilhoso, muito produtivo, principalmente para a galera da licenciatura e os curiosos de plantão”. Além do minicurso, outros foram realizados durante a semana, abrangendo conteúdos sobre Química Orgânica, técnicas analíticas, polímeros, produção de cerveja e testes biológicos aplicados .

No último dia da semana foi realizada a Feira de Ciências onde alunos do curso técnico e da licenciatura reproduziram experimentos que mostravam conteúdo da área em Química visualizados em salas de aula. A Feira de Ciências contou com a participação de stands dos alunos do Centro de Ensino Médio 02 (CEM 02)do Gama que, sob orientação do professor Sebastião Ivaldo Carneiro Portela, apresentaram projetos desenvolvidos no clube de Ciências da escola.

A equipe da EMBRAPA também esteve presente na Feira e pôde demonstrar a transformação de óleo de cozinha em biodiesel. Participaram do evento, alunos do Colegio Compact, CEM 02, Centro de Ensino Fundamental 15, Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade de Pedregal - GO. A Semana da Química 2014 foi encerrada com coffe break e uma apresentação cultural realizada pelos professores de Química Rodrigo Fleury Brandão e José Giovanni Brito Leite.