Página inicial > Gama > Mais de 200 alunos no primeiro dia da Semana de Química 2015

Mais de 200 alunos no primeiro dia da Semana de Química 2015

Criado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 19h29 | Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 19h29 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2015, 08h56 | Acessos: 1634

Na manhã do dia 18 de junho, aconteceu o primeiro dia da Semana de Química 2015, no Campus Gama do IFB. A abertura da terceira edição do evento contou com a presença de mais de 100 alunos e mais de 200 inscritos para as demais programações. O evento, aberto à comunidade, teve em sua programação palestras, minicursos e workshops.

Com o auditório lotado, a abertura contou com a presença do reitor do Instituto, Wilson Conciani, da diretora-geral do Campus, Êrika Fernandes, do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, André Gondim do Rêgo, e do presidente da Comissão Organizadora, Jefferson Saraiva de Oliveira.

Êrika abriu a cêrimonia ressaltando a importância que a semana tem. “É uma oportunidade de ter conhecimentos que não são possíveis em sala de aula e com um olhar diferente do que os professores do instituto têm no dia a dia”, disse.

O presidente da Comissão Organizadora e o diretor de Ensino falaram sobre a importância da química no cotidiano e incentivaram os alunos a aproveitarem o evento. O discurso do reitor foi bastante motivacional, tratou da necessidade de o país ter profissionais qualificados nas áreas de Química, Matemática e Física.

Ainda pela manhã aconteceu uma palestra com o tema “Será que o crime compensa? Alguns casos de plágio e fraude na ciência para reflexão”, ministrada pelo professor Marcelo Hemes, que também é pesquisador. Ele falou da gravidade e prejuízos que casos de plágios trazem ao país.

No período da tarde, os participantes puderam escolher entre cinco minicursos ministrados por profissionais da área e, à noite, dois workshops: Conhecendo o ACD/Labs e Ácidos e Bases: uma abordagem com o uso de novas tecnologias.