Os jogos, o Esporte e a Educação
Para todos, tenho dito e defendido que a educação é processo integral, pois trata de acolher e ampliar um bem universal: o saber. Isso significa que não se pode separar o desenvolvimento intelectual, do físico, social e espiritual. Os jogos são um momento de competição. Aqui é preciso reconhecer que se vive em um mundo competitivo.
Nesse sentido, os jogos são a oportunidade de congraçar, de desenvolver habilidades socioemocionais, de aprender a vencer sem humilhar e a perder com dignidade.
É na prática dos esportes que se desenvolve o respeito às regras e ao próximo, se conhecem nossos próprios limites. Esses limites são físicos e emocionais. O esporte permite desenvolver a coordenação motora, promover a saúde, enfim, o esporte é um meio pelo qual se educa o corpo e a mente. Para tal processo o conhecimento da biologia, da física, da matemática, da linguagem escrita e não escrita é essencial. Somente pelo uso dos saberes as pessoas se desenvolvem plenamente.
Que o Jogos de Integração do IFB, e de toda Rede, traga esse sentido de uma disputa honesta e uma vitória merecida.
Como dizia o professor Octayde Jorge da Silva “O importante é competir, a vitória é apenas uma recompensa que nós, humildemente, devemos aspirar.”
Wilson Conciani - Reitor do Instituto Federal de Brasília
Redes Sociais