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Resumo dos Projetos de Extensão Edital 037

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2012, 16h17 | Acessos: 7363

 

 

01- Coordenador: Bruno Ceolin da Silva Campus Planaltina

Tema: Alternativas de produção animal para garantia de renda e da soberania alimentar de agricultores familiares

Descrição: O projeto pretende auxiliar na promoção da soberania alimentar e no aumento da renda de produtores rurais e assentados da reforma agrária através da capacitação profissional para produção de pequenas culturas pecuárias. Para isso serão oferecidos cursos de formação inicial e continuada visando a capacitação de trabalhadores rurais para a implantação e manutenção de sistemas integrados sustentáveis de produção de coelhos e minhocas. Também deverá ser oferecido um curso de produção racional de coelhos para cunicultores visando a melhoria da eficiência dos processos produtivos e o aumento da renda. Concomitante a isso será iniciado um fórum para criação de um Programa de Desenvolvimento da Cunicultura no Distrito Federal e sua RIDE. As duas ações ocorrerão concomitantemente e visam, além da capacitação profissional dos produtores,organizar a cadeia produtiva de carne de coelho para aumentar a produção e atender o mercado local ao mesmo tempo que pretendem gerar renda e alimento de qualidade aos produtores e trabalhadores rurais.

 

02 - Coordenador: Guilherme Lins de Magalhães Campus Taguatinga

Tema: Fic-Esporte: Modalidade Judô

Descrição: Projeto de esporte desenvolvido para atender a comunidade ao redor do Campus Taguatinga. Em específico o esporte judô, pois este esporte além de melhorar as questões de condicionamento físico tem aliado uma aprendizagem filosófica que permite ao indivíduo desenvolver questões atitudinais.

 

03 - Coordenador: Magno Alves de Oliveira Campus Brasília

Tema: Utilização de softwares matemáticos como ferramentas para a elaboração de atividades interativas e edição de trabalhos científicos

Descrição: Utilização de softwares matemáticos como ferramentas para a elaboração de atividades interativas e edição de trabalhos científicos com o auxílio de softwares matemáticos e editores de textos, o projeto ambiciona a construção de ambientes virtuais e interativos de aprendizagem matemática. Nesses ambientes, os participantes são estimulados, através de instruções programadas, a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem.

 

04 - Coordenadora: Daniela Fantoni Alvares Campus Brasília

Tema: Descobrindo Brasília: Uma Experiência de Educação Patrimonial e de Apropriação dos Espaços da Cidade

Descrição: O projeto Descobrindo Brasília: Uma Experiência de Educação Patrimonial e de Apropriação dos Espaços da Cidade tem a intenção de promover a educação patrimonial, a partir de um processo de descoberta e/ou (re) descoberta dos espaços da cidade de Brasília, acrescido de ações educativas relacionadas ao patrimônio cultural. A valorização do patrimônio cultural, assim como a adequada apropriação dos bens públicos por parte do cidadão, são algumas premissas desse projeto. O público-alvo é composto por servidores e alunos dos cinco campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília IFB e as atividades educativas propostas contemplarão cerca de 580 vagas, destacando que o mesmo servidor/aluno poderá participar em quantas ações desejar. O referido projeto terá três campos de atuação, a saber, (i) oficinas, (ii) palestras e (iii) visitas guiadas, sendo que serão realizadas visitas: a museus, a centros culturais, a monumentos e a espaços públicos da cidade de Brasília, sempre com mediação de profissionais especializados que já atuam nos referidos locais e/ou pela coordenação do projeto. Ressalta-se que esse projeto possibilitará aos participantes uma nova postura em relação à cidade de Brasília com estímulo ao respeito pelo patrimônio cultural de Brasília e sua utilização sustentável.

 

05 - Coordenadora: Juliana Rocha de Faria Silva Campus Planaltina

Tema: Práticas Musicais em Grupo

Descrição: O projeto 'Práticas Musicais em Grupo' tem como objetivo a criação do MUSILAB - Laboratório de Práticas Musicais em Grupo no IFB/PLA. Esse laboratório desenvolverá atividades de performance musicais por meio da exploração de várias fontes sonoras incluindo o canto. Além disso, a proposta também visa pesquisar a música eletrônica bem como softwares, jogos e mídias para a produção musical. O canto coral já desenvolvido há mais de três anos por meio do Coral 'Vozes do Cerrado' fará parte das atividades do MUSILAB e atenderá a comunidade externa. O projeto agrega a parceria com a Universidade de Brasília e o curso de extensão 'Piano/Teclado em Grupo para Crianças' promovendo a troca de experiências pedagógicas e metodológicas. O grupo Patubatê ministrará as Oficinas de Percussão Sustentável promovendo a construção de instrumentos musicais a partir de matéria-prima reciclável. Dentro do ideário difundido pela ONU na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, os profissionais envolvidos nesse projeto tem em seu escopo auxiliar na pesquisa, formação, criação e implementação de propostas que permitam a mediação dos processos de violência nas relações interpessoais, geracionais e de grupos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade e do ser humano.

06 - Coordenadora: Jane Christina Pereira Campus Taguatinga Centro

Tema: Tertúlia Literária Dialógica: educação democrática de jovens e adultos a partir de obras da literatura clássica.

Descrição: O Projeto versa sobre a Tertúlia Literária Dialógica, uma atividade cultural e educativa materializada por meio de encontros entre diferentes pessoas para a leitura de obras da literatura clássica e o diálogo sobre o lido em inter-relação com o vivido. A proposta aponta a tertúlia como atividade de extensão, realizada por docentes e estudantes do câmpus Taguatinga e com a população da comunidade periférica da cidade, chamada Estrutural.

 

07 - Coordenador: Luciano de Andrade Gomes Campus Samambaia

Tema: Projeto Sala Verde – Ambiente de reflexão para o desenvolvimento sustentável

Descrição: O Projeto tem como finalidade trabalhar a educação ambiental nas escolas do Distrito Federal. O projeto despertará na sociedade a reflexão sobre o tema meio ambiente e a importância da busca de relações harmônicas com o meio em que vivem. As ações sobre o tema de Educação Ambiental (EA) permitirão congregar práticas cotidianas para contribuir na melhoria da qualidade ambiental. Periodicamente, acontecerá palestras/debates/oficinas no ambiente da sala verde proporcionando aos discentes/comunidade a visão sobre temas de políticas ambientais, ética e sustentabilidade, controle da poluição ambiental, gestão de unidades de conservação e lazer ambiental. Pretende-se implantar um Centro de Educação Ambiental (CEA) com o intuito de orientar sobre questões relevantes da EA e do Meio Ambiente para a comunidade e demais interessados na temática ambiental. Nas ações do projeto, como monitores para operacionalizar o atendimento e orientação dos visitantes a sala verde, serão inseridos os alunos dos Cursos Técnicos em Reciclagem e Controle Ambiental. Saão objetivos do projeto: Dispor de acervo bibliográfico, revistas e vídeos existentes, que se destinem a consultas e empréstimo em ações educativas; Reunir banco de dados ambientais, com o cadastro dos diversos atores sociais e experiências em EA, bem como legislação, planos e projetos ambientais; Disponibilizar espaço público para estudo e consultas; Possibilitar a comunicação do CEA com os demais atores sociais atuantes em EA e em questões ambientais, de forma a permitir sua inserção no cenário regional.

 

 

 

 

 

 

08 - Coordenadora: Renata Moreira de Sá e Silva Campus Samambaia

Tema: Formação Inicial e Continuada (FIC), sobre Noções de Segurança em Trabalhos de Reciclagem

Descrição: O projeto busca qualificar os profissionais da comunidade externa denominados: catadores de lixo, no quesito segurança do trabalho, como forma de evitar a quantidade enorme de acidentes de trabalho que estes profissionais sofrem no decorrer de sua atividade laboral, muitas vezes incapacitantes, outras vezes fatais.

09 - Coordenadora: Elisa Pereira Bruziguessi Campus Planaltina

Tema: Viver o Cerrado

Descrição: O projeto visa promover a educação ambiental com uso de trilhas interpretativas e um viveiro escola com foco na valorização do Bioma Cerrado.

10 - Coordenadora: Priscila Bosquê Almeida Campus Taguatinga

Tema: Moulage Criativa

Descrição: A proposta é a junção das técnicas de moulage, a qual utiliza um manequim para construir modelagens, com o processo criativo, de maneira que sejam propostas peças inovadoras e diferenciadas. Construído em três etapas – ambientação, interpretação e criatividade – o projeto visa à construção de moldes, a montagem de exposições e a montagem de um acervo de protótipos de produtos de moda, contendo vídeos, fotografias e peças dos processos de construção das modelagens disponível para a comunidade.

 

11 - Coordenador: Ernesto H. R. Steinmentz Campus Brasília

Tema: Inclusão Digital para Trabalhadores de Brasília

Descrição: Trata-se de um projeto de inclusão digital ofertado na forma de um curso de Formação Inicial e Continuada ( FIC ) para pessoas excluídas digitalmente da terceira idade, acima de 40 anos, ou de outros projetos como Mulheres Mil.

 

12 – Coordenador: André Luiz de Melo Campus Planaltina

Tema: Equestre Adaptado uma alternativa de Inclusão

Descrição: O Enduro Equestre Adaptado é uma modalidade dentro do Enduro Equestre. O mesmo tem como objetivo de promover a inclusão social de pessoas com deficiência e/ou necessidade especial que participam de programas de Equoterapia dentro do DF. O IFB possui em suas instalações em atendimento Equaterápico que, integrado à escola possibilita a participação de discentes em suas ações, quer como setor, estágio acadêmico ou extensão. O projeto abriga crianças das escolas públicas do DF, alunos dos centros de educação especial bem como aquelas incluídas no ensino regular da SEDF e IFB. A participação do corpo discente do IFB tem representado um grande diferencial nas nossas ações, vez que estes alunos tem oportunidade de conhecer a deficiência em suas várias facetas, conhecer o cavalo como instrumento tecnológico de transformação e qualidade de vida, além de terem oportunidade de vivenciar um centro de equoterapia onde o trabalho com o cavalo exige conhecimento, técnica e qualificação. Tudo isso é vivenciado dentro do Campus Planaltina. Como fator preponderante a vivência com a diversidade que coloca em xeque os princípios da igualdade social, contribuindo assim para a aquisição de novos conhecimentos.

 

13 – Coordenadora: Joyce Silva dos Santos Campus Planaltina

Tema: II Curso de Multidisciplinar de Plantas Medicinais e Fitoterapia

Descrição: Trata-se de curso de curta duração voltado para a propagação do conhecimento de plantas medicinais e fitoterápicos, além da formação e capacitação da comunidade no uso de produtos naturais. O presente projeto alia as áreas temáticas saúde e tecnologia e produção pela valorização do conhecimento etnofarmacologico e etnobônico enquanto terapias de fácil acesso, bem como tornando-se uma fonte de propagação de novas tecnologias na produção, processamento e usos de

plantas medicinais. Por outro lado, faz um elo entre as diversas linhas de extensão do CNPq, aliando temas transversais da saúde ao trabalhar as plantas medicinais tanto no sistema produtivo quanto no aspecto fitoquímico, biológico e farmacológico. Torna-se, ainda, ferramenta de preservação, recuperação, promoção e difusão de patrimônio natural e cultural ao possibilitar o repasse do conhecimento tradicional em plantas medicinais.

 

14 – Coordenadora: Andreia Maria Silva Franca Campus Samambaia

Tema: Introdução ao Sensoriamento Remoto

Descrição: O curso de Introdução ao Sensoriamento Remoto teve como objetivo capacitar diferentes tipos de profissionais no uso da tecnologia de Sensoriamento Remoto. Ele também visou difundir o uso de dados do satélite sino-brasileiro (CBERS) e de outros satélites, disponíveis gratuitamente na internet, bem como o software SPRING (Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas) desenvolvido pelo INPE, e também gratuito. O curso foi desenvolvido por meio de aulas téoricas na modalidade de Ensino a Distância (EAD) utilizando a plataforma moodle e por meio de aulas práticas presenciais.

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