Página inicial > Notícias > Com muita alegria e animação, Jogos do Instituto Federal de Brasília são abertos

Criado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 17h45 | Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 17h45 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 07h29 | Acessos: 1063

Na manhã desta quinta-feira, 22 de setembro, em uma cerimônia repleta de música, animação e gritos de guerra, foi realizada a abertura dos jogos do Instituto Federal de Brasília (JIFB), no IFB Campus São Sebastião.

Depois de dois anos sem acontecer de modo presencial, os estudantes mostraram que estavam com os gritos presos na garganta e puderam voltar a lotar o ginásio de esportes para acompanhar, com a energia e a empolgação, a entrada das bandeiras e das dez delegações participantes.

Nesta edição, serão 652 atletas dos dez campi do IFB na disputa de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Logo após a cerimônia, os jogos já começaram e seguem acontecendo até o dia 30 de setembro. Além do IFB Campus São Sebastião, o Centro Interescolar de Educação Física e o IFB Campus Brasília também irão sediar a disputa de algumas modalidades.

Abertura

Após a fala da reitora do IFB, Luciana Massukado, que declarou abertos os jogos, os gritos vindos da arquibancada se fizeram mais fortes para acompanhar a apresentação cultural “Anéis Olímpicos”, em que estudantes do IFB Campus São Sebastião representaram cinco cores, simbolizando os cinco continentes do mundo. Cada grupo levantou o público embalado por músicas que remetiam os países que representavam.

“É importante lembrarmos que em sua origem, os jogos não foram criados para saber quem era o mais forte ou para saber quem era o mais veloz e sim para integrar as nações e trazer paz, em tempos de guerra”, explicou a professora de Educação Física e organizadora da apresentação Camila Tenório.

Logo após a dança, o diretor-geral do IFB Campus São Sebastião, Robson Caldas, assumiu a palavra para destacar o espírito que espera para os próximos dias.

“Desejamos que tenhamos jogos emocionantes e que carreguem para a vida de vocês o espirito esportivo, a promoção da saúde, a amizade e a convivência entre os diferentes. Tenho certeza de que esse será o JIFB de todos os tempos”, destacou.

Já o coordenador técnico dessa edição, o professor Renato Monteiro, frisou a importância do esporte na formação dos estudantes.

“A educação física e o esporte têm um caráter especial na formação dos alunos. É por meio deles que a gente consegue vivenciar e resgatar a convivência dos alunos, além de desenvolver a capacidade de tomada de decisão e agir friamente, que podem ser um diferencial no mercado de trabalho. A própria rivalidade não é prejudicial. Quando a gente trata a rivalidade como forma de evoluir física e mentalmente dentro dos jogos, a gente consegue trazer essa evolução para a vida”, destaca.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, externou sua felicidade em vivenciar, novamente, esse momento de jogos, com o calor da torcida e o ginásio lotado.

“Esse é um momento de confraternização, acolhimento uns com os outros, um momento de praticar a nossa cidadania e de mostrar o que melhor a gente faz no Instituto Federal de Brasília”, finalizou.

Também estiveram presentes e fizeram o uso da palavra na cerimônia o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFB, Paulo Henrique Wanderley, o diretor substituto do Centro Olímpico, Leonaldo Junior, e o administrador regional de São Sebastião, Ataliba Pereira.

A cerimônia encerrou-se com a entrada da tocha olímpica pelas mãos da atleta do curso técnico em Mecânica Automotiva do IFB Campus Estrutural Nicole Ramalho, que acendeu a pira.

Quer saber tudo sobre os jogos? Clique aqui e siga os perfis oficiais do IFB nas redes sociais.

Acesse aqui a tabela completa da competição.

registrado em: