Página inicial > Notícias > Cerimônia marca abertura do JIFB 2023

Cerimônia marca abertura do JIFB 2023

Criado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 12h20 | Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 12h20 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 13h18 | Acessos: 572
imagem sem descrição.

Foi aberto oficialmente, na manhã desta segunda-feira, 26 de junho, a etapa local dos Jogos dos Institutos Federais.

Com o auditório do IFB Campus Brasília lotado, o público recebeu, com muita empolgação, a delegação dos 10 campi, que disputarão os jogos até o próximo dia 1º de julho.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação de dança do grupo Faalyn, juramento dos atletas e a tradicional entrada da tocha para acender a pira olímpica.

Os jogos seguem até 1º de julho, com a participação de 800 estudantes-atletas, disputando as modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Além do IFB Campus Brasília, as disputas acontecem no Centro Integrado de Educação Física (CIEF) e na Praia da Vila Planalto Futevôlei.

Cerimônia

A diretora-geral do IFB Campus Brasília, Patrícia Albuquerque, deu as boas-vindas e, em sua fala, se disse orgulhosa por fazer parte do campus anfitrião da disputa.

“Eu fico feliz, honrada e emocionada de ver o IFB Campus Brasília receber o JIFB neste ano de 2023. A gente precisa estimular e incentivar cada vez mais o esporte no IFB”, destacou.

O presidente da Comissão Geral Organizadora dos jogos, Renato Monteiro, apontou os benefícios do esporte como processo de ensino e aprendizagem.

“O esporte é capaz de desenvolver aspectos fundamentais para o mundo do trabalho, como liderança, espírito de equipe, capacidade de lidar com estresse e condições adversas e tomada de decisão, além de criar e colocar em prática soluções estratégias em questão de centésimos de segundo”, apontou.

O Pró-Reitor de Extensão do IFB, Paulo Henrique Wanderley, citou a importância dos jogos como um espaço de vivência e troca de experiência entre os atletas e os dez campi do IFB.

“Tenho um recado para vocês, atletas. Respeitem as equipes, joguem juntos, convivam entre si e pensem em coletividade. Todos vocês precisam dos companheiros, precisam do técnico e precisam da força do conjunto. Não esqueçam disso”.

Finalizando a cerimônia, a reitora do IFB, Luciana Massukado, agradeceu à Deputada Federal Paula Belmonte, que destinou emenda parlamentar para custear a realização dos JIFB 2023. Além disso, Massukado destacou a importância da união de esforços de diversos setores dentro do IFB e parcerias para realização dos jogos.

“Os jogos só acontecem graças à união dos esforços de muitas pessoas, tanto internamente como de parceiros externos. O Instituto Federal de Brasília mais uma vez mostra sua força, realizando este, que é o maior JIFB da história”, destacou.

Após a cerimônia, tiveram início as primeiras partidas de Futsal Masculino e Feminino.

Placar da Rodada

A cerimônia aconteceu nesta segunda, mas a disputa já havia começado no sábado, 24, com os jogos de Vôlei de Praia e Voleibol.

Confira os resultados e o Boletim Oficial.

Vôlei de Praia Feminino

Ceilândia 2 x 0 Gama