Página inicial > Notícias > JIFs Etapa Brasília 2024: 26 de setembro a 5 de outubro

JIFs Etapa Brasília 2024: 26 de setembro a 5 de outubro

Criado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 17h00 | Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 17h00 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2024, 17h12 | Acessos: 1049

O IFB Campus Ceilândia sediará de 26 de setembro a 5 de outubro de 2024 a etapa Brasília dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs).

Os jogos terão as seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Vão participar os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília:

• com até 19 anos completados no ano da competição (nascidos a partir do ano de 2004);
  • devidamente matriculados e frequentando regularmente cursos presenciais: Cursos Técnicos (Concomitante, Subsequente, Ensino Médio Integrado ao Técnico e ProEJA); Cursos Superiores (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias); Pós-Graduação (Stricto e Lato sensu).

Práticas esportivas — objetivo principal

As práticas esportivas sempre ocuparam um lugar significativo dentro dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Um dos mais expressivos resultados alcançados diz respeito à colaboração que os jogos têm propiciado na construção de uma nova identidade dos seus praticantes, baseada no respeito aos valores sociais-democráticos como o conhecimento de si próprio e dos seus limites, a justiça, honestidade e respeito às regras.

Com o objetivo principal de maior integração entre os participantes, todas as etapas dos Jogos propõem na programação atividades culturais entre os atletas. Esse momento de integração contribui com os grandes objetivos dos JIFs que são a promoção da saúde dos participantes; a incorporação da prática esportiva no estilo de vida dos estudantes, garantindo assim uma vida mais saudável e de melhor qualidade; a reflexão do estudante sobre um lazer ativo; a promoção de uma melhor integração entre os Institutos Federais e a demoratização do acesso às práticas esportivas, entre outros.

Etapas Regional e Nacional dos JIFs

A previsão é que as etapas regionais e nacional dos JIFs ocorram no ano de 2025 em toda a Rede Federal de Educação.

Confira o Regulamento e o Código Disciplinar do JIFB 2024 e consulte o professor de Educação Física do seu campus sobre as etapas de seleção.

registrado em: