Página inicial > Planaltina > “Pretas Por Lentes Negras” e “Oficina de Turbantes” homenageiam mulheres afrodescendentes

Criado: Quarta, 09 de Março de 2016, 14h07 | Publicado: Quarta, 09 de Março de 2016, 14h07 | Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2016, 14h07 | Acessos: 1448

Nesta terça-feira, 8 de março, o Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou a exposição fotográfica: Pretas Por Lentes Negras e Oficina de Turbantes, ministradas pelas alunas Mhainara Fernandes e Dhamiris Rocha, sob orientação da professora Heloisa Alves.

Segundo o grupo que organizou a atividade, o projeto teve como objetivo sensibilizar o público participante, chamando a atenção sobre o tema e trazendo um novo modelo de ensino e aprendizado para a instituição, assim despertando o interesse de alunos e alunas sobre a discussão étnica-racial.

“A ideia é que, por meio desse tema, possam surgir núcleos e coletivos de estudos sobre a cultura afro-brasileira e africana, organizado pelos próprios alunos e alunas da escola, fortalecendo assim a identidade, a autoafirmação e luta das negras e negros na sociedade como todo” explica a professora Heloisa.

O projeto – que foi contemplado pelo Edital Esporte, Cultura e Lazer no ano passado – foi baseado na lei n.º 10.639, implantada em janeiro de 2003, que estabelece como obrigatório o ensino da História da Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas públicas e particulares.

Segundo o grupo, a atividade foi uma forma de homenagear as afrodescendentes. As alunas e orientadora agradecem todo apoio e oportunidade da Instituição ofertada pela Coordenação de Assistência Estudantil e da Direção Geral, de Administração e de Ensino do Campus Planaltina.