Página inicial > Planaltina > Campus Planaltina abre inscrições para oficina de orientação profissional

Campus Planaltina abre inscrições para oficina de orientação profissional

Criado: Segunda, 21 de Março de 2016, 16h46 | Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 16h46 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2016, 16h46 | Acessos: 1657

O serviço de psicologia da Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) do Campus Planaltina está com inscrições abertas para projeto de orientação profissional. O objetivo é auxiliar os alunos do ensino superior e subsequente no desenvolvimento de postura profissional, organização de trabalho e plano de carreira. As inscrições podem ser feitas na sala da psicologia, de segunda a sexta, das 14h às 18h, durante o mês de março.

Esta oficina, realizada em parceria com a Coordenação de Estágio, está inserida em um projeto de educação profissional desenvolvido pelo serviço de psicologia do campus. A ideia é seguir as orientações da Política de Assistência Estudantil no que se refere a garantia de ações que assegurem acesso, permanência e sucesso escolar na educação profissional e tecnológica.

O projeto é desenvolvido em dois eixos, sendo o primeiro a oferta de oficinas - uma voltada para alunos do terceiro ano do ensino médio integrado e outra para alunos do superior e subsequente. Em um segundo momento, o desenvolvimento coletivo de uma feira de estágio e profissões.

“O objetivo das oficinas é assegurar ao aluno um espaço de escuta, controle de ansiedade, troca de experiências e desenvolvimento de habilidades relacionadas ao mercado de trabalho. Já na feira, o aluno desenvolve a autonomia e reflexão necessária para gestão profissional, pois não são apenas ouvintes mas colaboradores na organização do evento”, explica a psicóloga da CDAE Lorena Silva Costa.

Serão realizados dois encontros para levantamento de necessidades frente a inserção no mercado de trabalho, resgate das habilidades pessoais e expectativas futuras, além do desenvolvimento de plano de carreira. Também serão estabelecidas metas para ampliar a consciência sobre aspectos relacionais e emocionais envolvidos nesse processo.