Página inicial > Planaltina > Estudantes do Campus Planaltina apresentam trabalhos na 68ª SBPC

Estudantes do Campus Planaltina apresentam trabalhos na 68ª SBPC

Criado: Sexta, 15 de Julho de 2016, 18h19 | Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2016, 18h19 | Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2016, 18h24 | Acessos: 1424

Alunos do Campus Planaltina participaram da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 3 e 9 de julho. Os estudantes Tereza Ferreira, Kaio Wattylla Muniz Candido, Rubens Mateus da Cunha, Gabriel dos Santos, Maria Letícia Moutinho apresentaram o trabalho Calda Bordalesa associada ao açúcar como alternativa na proteção da vitis vinifera contra o plasmopara viticola. O projeto foi coordenado pelo professor Dirceu Macagnan.

Na oportunidade, os estudantes também puderam participar dos minicursos: Escrita Científica; O Universo extremo: As ideias básicas da física de astro partículas e cosmologia; e Hidrogeologia e a importância dos recursos hídricos.

Além disso, tiveram palestras como Biologia sintética e química de renováveis, Modelagem climática e vulnerabilidade setoriais à mudança do clima no Brasil. “Nossa participação foi tão efetiva que cada um de nós recebeu das mãos do autor um livro autografado. Fomos sorteados com um kit de pedras para aulas de Geologia no stand da Sociedade Brasileira de Geologia”, explica o professor Vinícius dos Santos.

“A importância da nossa participação no evento foi de grande incentivo para nossa carreira acadêmica. O Instituto Federal de Brasília nos proporcionou não só a participação, mas o aprendizado e a oportunidade de conhecer e trocar ideias com alunos de outras instituições, inclusive com alunos da Universidade de São Paulo, que nos convidou para conhecer a instituição e trabalharmos juntos em projetos futuros”, afirma.

O evento foi separado por Temas: SBPC Jovem, SBPC Cultural, SBPC Indígena, SBPC Tecnologia. “A interdisciplinaridade do evento nos fez transitar por todos os assuntos, pois a ciência está em tudo e nos cabe em tudo, a ciência é ampla. Trazemos desse evento a vontade de trabalhar muito mais em projetos científicos, fazer novas experiências e mostrar em outros eventos futuros. Agradecemos ao IFB e aos professores do colegiado que nos deu essa oportunidade de vivenciarmos A SBPC”, finaliza.