Página inicial > Planaltina > Quase 100% dos alimentos adquiridos pelo Campus Planaltina por meio do PNAE são orgânicos

Criado: Quarta, 21 de Setembro de 2016, 11h58 | Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2016, 11h58 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 12h04 | Acessos: 1615

Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília recebeu, nesta segunda-feira, 19 de setembro, a primeira entrega de hortaliças adquiridas com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Quase a totalidade dos 13 tipos de vegetais adquiridos são orgânicos e oriundos da agricultura familiar. Os fornecedores foram selecionados por meio de Chamada Pública, divulgada nos meios de comunicação da instituição.

“A legislação pede que, no mínimo, 30% de recursos do PNAE devam ser utilizados para a aquisição de alimentos provenientes da Agricultura Familiar. Conseguimos praticamente 100% dos recursos disponibilizados com alimentos orgânicos”, explica Riva Andrade, nutricionista responsável pela Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do campus.

Foram adquiridos – nessa Chamada Pública, que vai abastecer a unidade até o final do ano – acelga, alface, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, couve, mandioca, maxixe, pepino, pimentão, repolhos branco e roxo e tomate. Alguns mantimentos – como arroz, feijão e macarrão – são mantidos em estoque ao longo do ano e outros são cultivados no próprio campus.

Para Riva, foi uma grande satisfação a aquisição dos orgânicos, pois, segundo ela, o compromisso da Instituição precisa ser, e sempre foi, não apenas de ofertar alimentação aos alunos, mas saúde por meio da alimentação.

“Para termos uma vida mais saudável em plenitude é preciso considerarmos, dentre vários aspectos, os alimentos cultivados de forma sustentável, ou seja, que respeitem o meio ambiente. O cultivo orgânico considera esse aspecto, já que não agride a natureza”, finaliza.