Página inicial > Planaltina > Alunos do Campus Planaltina participam do 10º Congresso de Agroecologia

Alunos do Campus Planaltina participam do 10º Congresso de Agroecologia

Criado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 21h27 | Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 21h27 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 21h34 | Acessos: 1024

A educação tem papel fundamental para disseminar conhecimentos sobre como produzir e consumir alimentos saudáveis. Por isso, o Ministério da Educação vai apresentar algumas das experiências desenvolvidas pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia sobre agroecologia e produção orgânica no 6º Congresso Latino-americano de Agroecologia, 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia e 5º Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, que acontecem simultaneamente em Brasília, entre os dias 12 e 15 de setembro.

Docentes e alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Planaltina, estarão reunidos no evento para divulgar e promover as atividades do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. Atualmente é o único curso nessa formação oferecido na região Centro-Oeste e, os alunos participarão como voluntários nas comissões de Comunicação, Mobilização, entre outras.

Os alunos também vão apresentar  experiências desenvolvidas na disciplina Vivência em Agroecologia e, marcar presença na Feira de Troca de Sementes com a produção de sementes coletadas no Campus Planaltina, durante as aulas práticas. Destaque para sementes de adubação verde, milho crioulo e espécies florestais nativas do Cerrado.

"A ideia é construir com os estudantes projetos integradores entre Ensino, Pesquisa e Extensão e propiciar um ambiente de aprendizagem que gere conhecimento a partir de demandas do campus e dos agricultores, levando-se em conta a realidade dos estudantes, ” explica Paula Petracco, coordenadora do curso.

Durante o evento, representantes dos institutos federais apresentarão as seguinte experiências: Pronatec Bolsa Verde, desenvolvido pelo Instituto Federal do Acre (Ifac); Experiência de ensino, pesquisa e extensão com foco na caatinga, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Curso de Bacharelado em Agroecologia e Pesquisa, sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde das pessoas, em parceria com a Fundação do Câncer de Muriaé, do Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudeste de Minas), e ainda a experiência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) sobre a formação de nutricionistas.

Conheça  o evento em http://agroecologia2017.com/

Fonte: Portal MEC com adaptações sobre a participação do Instituto Federal de Brasilia