Página inicial > Planaltina > NOVAS DATAS - Gincana de Integração Tecendo Laços

NOVAS DATAS - Gincana de Integração Tecendo Laços

Criado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 11h51 | Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 11h51 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2017, 15h21 | Acessos: 1572

A Gincana de Integração Tecendo Laços tem a finalidade de integrar estudantes e servidores do IFB Campus Planaltina, e contribuir para a formação integral, sobretudo em aspectos relacionados ao desenvolvimento sócio afetivo e a valores que favoreçam a qualidade de vida e o desenvolvimento humano. As atividades serão realizadas a partir do dia 26 de outubro e, abordarão temas como: igualdade, interação, acessibilidade, sustentabilidade, saúde e bem estar.

Na oportunidade, os participantes irão vivenciar desafios elaborados com base em princípios de colaboração, respeito mútuo, solidariedade entre outros. É uma iniciativa dos estudantes, com o apoio de professores e servidores técnicos administrativos e conta com recursos financeiros do Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer Discente – PINCEL, edição 2017/2. Entre os principais objetivos estão mobilizar e a integrar estudantes, servidores docentes e técnicos administrativos e comunidade; desenvolver valores para o desenvolvimento integral e para a coletividade; desenvolver o espírito de participação e as práticas colaborativas e; desenvolver aspectos culturais e lúdicos que contribuam para o sentimento de pertencimento dos estudantes ao curso e, consequentemente, para sua permanência e êxito no curso.

Inscrições prorrogadas até o dia 25 de outubro e confirmações de participação individual nos dias 26 e 27 de outubro.

Programação

NOVA DATA: Dia 31/10, das 15 h 30 às 18 horas – Oficina Integrativa Tecendo Laços, mediada pelo Professor Luiz Cezar dos Santos, da FEF/UNB serão realizadas dinâmicas lúdicas e jogos colaborativos, abordando a integração e valores humanos relacionados aos processos de interação.

NOVA DATA: Dia 1/11,  das 15h30 às 18 horas – Oficina Superar Barreiras, sob mediação de Adriana Barufaldi Bertoldi, gestora do programa SENAI/DN de ações inclusivas. As equipes irão realizar pesquisa exploratória sobre as barreiras existentes no Campus Planaltina e propor soluções para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência - acesso, liberdade de movimento e circulação com segurança. Também vamos contar com o apoio de Vicente Duraes, Coordenador do NAPNE, e da Professora Valdilene de Oliveira, do Campus Planaltina - IFB.

Dia 7/11 – Oficinas sobre Sustentabilidade, coordenadas por estudantes do Curso de Licenciatura em Biologia, os participantes serão mobilizados a pensar sobre suas relações com a Terra, com a natureza, com a sociedade. Por meio de metodologias ativas, abordando valores e habilidades voltados a um modo de vida sustentável e saudável, espera-se contribuir para desenvolver mentes e corações comprometidos com uma abordagem ambiental. Sob a orientação da Professora Débora Silvano, do Campus Planaltina -IFB.

Dia 14/11 - Oficina Descobrindo Aromas e Sabores, os participantes irão explorar o uso de ervas na fitoterapia e na alimentação como alternativas naturais para um estilo de vida saudável. Serão apresentados alguns chás e ervas, sua produção, dicas de como aproveitar suas propriedades e de como agregá-los à alimentação e às práticas de saúde. Haverá a presença da farmacêutica Isabele Aguiar, que atua na Farmácia Viva do Centro de Referência de Práticas Integrativas em Saúde – CERPIS, e do aluno Getúlio Paiva, do Curso Superior de Agroecologia do Campus Planaltina - IFB, que também atua na Farmácia Viva do CERPIS/DF.

Dia 15/11, turno matutino – Roda de Conversa Cores e Sabores, com a troca de experiências e reflexões sobre hábitos alimentares mais saudáveis, para estimular a curiosidade e a disposição para experimentar alimentos nutritivos, com a mediação de Riva Andrade, Nutricionista do Campus Planaltina - IFB.

Dia 15/11, turno vespertino - Oficinas sobre Alimentação Saudável, onde os participantes irão descobrir alimentos alternativos e vão criar propostas de alimentos saudáveis, 3 usando, especialmente, ingredientes produzidos no Campus Planaltina. As oficinas serão coordenadas por professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e por Professor Hênio Delfino, do Campus Planaltina – IFB. Ao mesmo tempo, acontece uma Oficina Fazendo Arte com Grafite, com o educador e artista Pena Pride, com o intuito de promover um ambiente mais agradável e o sentimento de pertencimento nos participantes. Ainda no dia 15, com o Professor Domingos Sávio acontece a Oficina de Jardinagem Florescer e Acolher, para o encantamento e acolhimento às pessoas no Campus Planaltina, IFB. E, também, a Oficina de Arte em Cerâmica, com a colaboração da Professora de artes, Lucilene, e da estudante do Curso Superior de Agroecologia, Laís do Carmo, do Campus Planaltina. Ao final do dia 15, vamos compartilhar as experiências vivenciadas nas oficinas, saboreando o Lanche Cores e Sabores.

Dia 16/11 –  Sarau Ritmos do Corpo e da Natureza, por meio da música e da dança, os participantes serão estimulados a experimentar ritmos do corpo e da natureza e sua importância em processos de interação e para promover a qualidade de vida. Também estará presente o médico, Marcos Freire, Diretor do CERPIS/DF, que irá conduzir vivências de automassagem e danças circulares e promover reflexões sobre os ciclos da vida, visando o autoconhecimento e o empoderamento da mulher.

Mais informações aqui