Página inicial > Planaltina > Incêndio atinge Campus Planaltina e destrói mais de 100 hectares da área da unidade

Criado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 13h35 | Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 13h35 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2017, 13h36 | Acessos: 3515

Um incêndio tomou conta da área do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) neste domingo, 22 de outubro. O fogo foi percebido por volta das 10h30, por servidores que estavam de plantão na unidade, e se alastrou rapidamente por conta do tempo seco e dos fortes ventos.

A veterinária Roberta Tavares conta que tudo aconteceu de forma muito rápida. “Tínhamos alguns servidores, terceirizados e estudantes no campus e fomos, todos, tentar controlar o incêndio”, relata.

O corpo de bombeiros foi acionado e enviou uma viatura para o local. Roberta conta que enquanto os militares se empenhavam para conter o fogo próximo a áreas de construção, a equipe do campus – formada aproximadamente por 15 pessoas – tentava proteger os animais da unidade.

O fogo foi controlado por volta das 16h30. Ao total, foi queimada uma área de mais de 100 hectares.

Prejuízos

A direção do Campus Planaltina percorreu, na manhã desta segunda-feira, 23, todas as unidades afetadas pelo incêndio para estimar os prejuízos afetados.

Felizmente, o fogo não atingiu os prédios, estruturas internas, e nem ocasionou a morte de nenhum animal da unidade, porém os prejuízos não foram poucos.

“O fogo destruiu cinco bombas d’água, canos de irrigação, plásticos de cobertura de duas estufas da horta, fios e canos do pastejo rotacionado, cerca elétrica, vários mourões das cercas, sombrete e diversos fios e lâmpadas”, registra Reginaldo Ramos, diretor de Administração e Planejamento do Campus Planaltina.

Roberta conta que o Sistema de Pastejo Rotacionado havia sido implantado a pouco tempo e acabou destruído pelo fogo. “Para cumprir todas as exigências legais do serviço público, passamos mais de um ano para conseguir montar e colocar em funcionamento todo o Sistema de Pastejo Rotacionado e Irrigado e, ontem, ele foi destruído em poucos minutos”, lamenta a veterinária.

A direção do campus registrou Boletim de Ocorrência e a polícia deve investigar a causa do incêndio.