Página inicial > Planaltina > Estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia ministram oficina no Festival do Apreço

Criado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 09h35 | Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 09h35 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 09h36 | Acessos: 1255

Nesse final de semana, 18 e 19 de novembro, estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) foram responsáveis por ministrar uma oficina dentro da programação do Festival do Apreço: I Encontro das Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) no Distrito Federal, organizado pela CSA Brasilia, na Faculdade de Saúde da UnB, Campus Darcy Ribeiro.

A oficina “Planejando o extrativismo sustentável do Cerrado na CSA” foi realizada com mais de 30 produtores e co-produtores participantes do evento, interessados na atividade de agroextrativismo sustentável do Cerrado.

Para facilitar a compreensão das etapas de planejamento de uma atividade de extrativismo sustentável, as estudantes Cananda Braga e Marccella Berte desenvolveram um jogo de tabuleiro com cartas, explicando a metodologia para mensurar a produtividade das árvores e trouxeram também questões relacionadas à viabilidade econômica. A oficina foi idealizada para compartilhar o conhecimento sistematizado durante os primeiros meses do projeto PIBIT "Desenvolvimento de modelo de extrativismo sustentável nas reservas legais do DF" orientado pela professora e engenheira florestal, Renata Dias Françoso Brandão.

O objetivo de uma CSA é estabelecer uma relação entre o campo e a cidade numa nova possibilidade econômica, na qual consumidores de produtos orgânicos financiam a agricultura familiar, participando de uma comunidade em torno de uma unidade de produção.

Essas comunidades também estão preocupadas com a conservação das águas, visto que o modelo atual de agricultura é responsável pelo consumo de 70% dos recursos hídricos disponíveis no planeta e, com a conservação do Cerrado, considerado a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas e as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata).