Página inicial > Planaltina > Agroecologia compartilha vivências e sucesso de egressos

Agroecologia compartilha vivências e sucesso de egressos

Criado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 17h39 | Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 17h39 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 17h42 | Acessos: 1511

O Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) está organizando o Seminário de Vivências de Agroecologia nos próximos dias 12 e 13 de dezembro. A Unidade oferece o curso superior de Tecnologia em Agroecologia desde 2009 e comemora o sucesso profissional de seus ex-alunos.

Esta semana mais uma egressa se destacou sendo finalista do Prêmio Tecnologias em Agroecologia da Fundação Banco do Brasil. Ceiça representou o projeto de Implantação de SAFs-Sistemas Agroforestais para composição de Reserva Legal da Associação dos Trabalhadores Rurais da Reforma Agrária do Paranoá (DF).  Ela é uma das pioneiras do Assentamento Três Conquistas, foi aluna da primeira turma do curso de Agroecologia do Campus Planaltina, tendo a oportunidade de vivenciar experiências como o intercâmbio pelo Programa Ciências sem Fronteiras.  O conhecimento adquirido ela aplicou como pesquisadora e projeto na região em que mora.

Como Ceiça, outros egressos do curso têm se destacado como educadores ambientais, trabalhando em empresas de produção de orgânica, extensão rural e ampliando experiências de agroflorestas em suas próprias propriedades.

Vivências

Devida as ações realizadas pelo Campus Planaltina no VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, no X Congresso Brasileiro de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, em setembro deste ano, o IFB recebeu o destaque de Instituição Guardiã da Biodiversidade.

Os alunos vivenciam no campus projetos agroflorestais, plantio de plantas alimentícias não convencionais, olericulturas e manejo de culturas anuais com base agroecológica, campo de leguminosas que serve como adubo verde, unidade de produção de insumos, compostagem, caldas repelentes e em áreas de produção agroflorestal, além de aprenderem sobre práticas extensionistas como banheiro seco, bioconstrução e jardim produtivo.

Depois, os estudantes têm a oportunidade de compartilharem conhecimentos em ações comunitárias. Este ano, por exemplo, eles participaram de vivências na Comunidade Pequeno William sobre planejamento da produção orgânica e oficina sobre extrativismo de frutos do Cerrado.

Na disciplina optativa de Agroflorestas, eles conheceram as experiências da Associação Prospera, visitaram o Mutirão Agroflorestal e o assentamento Oziel Alves.

O curso ofertou ainda extensão rural na comunidade Capão da Onça com estudo na bacia hidrográfica afluente do Rio São Bartolomeu com a oferta de uma tecnologia para tratar as águas cinzas (pia, chuveiro) com o plantio de bananeiras; e contribuíram também com o Centro de Referência de Saúde Integrativa no Hospital Regional Planaltina sobre o cultivo e princípios ativos de plantas medicinais.