Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > Campus Planaltina inicia curso FIC de Artesão em Cerâmica
Início do conteúdo da página

Campus Planaltina inicia curso FIC de Artesão em Cerâmica

Criado: Terça, 06 de Março de 2018, 15h52 | Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 15h52 | Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 15h52 | Acessos: 1176

O Campus Planaltina iniciou em fevereiro mais um curso de Artesão em Cerâmica na modalidade FIC – Formação Inicial e Continuada de 160 horas. Durante três semestres os inscritos participam uma vez por semana de aulas práticas para aprenderem criar e produzir peças decorativas ou utilitárias, pintadas e esmaltadas. Alguns dos participantes já trabalham com outras formas de artesanato e vieram em busca de uma nova alternativa para agregar ao que já produzem e comercializam.

Segunda a professora de Artes, Luci Vitória, a ideia deste FIC surgiu a partir de um projeto desenvolvido ainda em 2016 com o título “Oficina básica de biojoias em cerâmica para qualificação profissional e geração de renda”. O projeto de Biojoias foi desenvolvido com financiamento pelo edital de Projetos de Integração Pesquisa e Ação – PIPA do IFB voltado à ação social e o mundo do trabalho. Este edital também financiou três estudantes do Campus como bolsistas, que trabalharam como pesquisadores e monitores. 

 Os participantes do curso aprenderam as técnicas de modo que desenvolveram uma grande variedade de peças. O estímulo a experimentação resultou em biojoias criativas, com texturas e combinações de cores diversas. “Alguns participantes, após o curso, relataram que continuaram produzindo e comercializando, e uma participante relatou que conseguiu um trabalho de pintora de vasos de cerâmica numa olaria, próxima a Planaltina, pelo fato do proprietário ter visto as pinturas que ela desenvolveu durante a oficina. Desse modo, para alguns participantes, o projeto cumpriu o objetivo, que era de estimular o empreendedorismo e a geração de renda”, contou a professora.

Fim do conteúdo da página