Página inicial > Planaltina > Inauguração do Auditório Amantino Maciel Castro

Inauguração do Auditório Amantino Maciel Castro

Criado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 14h20 | Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 14h07 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 14h58 | Acessos: 1283
Foi inaugurado hoje o auditório Amantino Maciel Castro, no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Planaltina, com um evento comemorativo entre diretores, técnicos, docentes e alunos. O novo auditório, com área total construída de 595,29 m², é prova de superação e empenho de várias equipes no Instituto. Edilene Carvalhos Santos, diretora do IFB Campus Planaltina, agradeceu o empenho principalmente das equipes de Administração e Engenharia, do Instituto. "Foram muitos esforços e pessoas envolvidas nesta realização. Com o auditório, certamente uma nova dinâmica também se inicia em nosso campus". Edilene também ressaltou o legado do professor de Educação Agrícola, Amantino Maciel e, afirmou com muito orgulho que esta homenagem representa o empenho de todos os técnicos e docentes do campus.

Investimentos

O novo espaço é composto por uma platéia com capacidade para 194 pessoas, sendo 4 destes lugares, destinados a portadores de cadeiras de rodas, foyer; sanitários feminino e masculino de uso do público; cabine de som; ante-câmara; sala técnica; palco; coxia; camarim associado a sanitário e há um espaço para vestir deitado, exigência da NBR 9050 de acessibilidade; circulações e acessos na parte frontal (acesso do público em geral) e na parte posterior (acesso restrito).

O edifício é totalmente de acordo com as normas vigentes, inclusive a NBR 9050 - Acessibilidade, contando inclusive com um espaço destinado a cão-guia associado à cadeira reservada a portadores de deficiência visual - algo ainda muito raramente praticado. Com relação aos recursos tecnológicos e de iluminação cênica, nesta obra foi deixada toda a infra-estrutura para, posteriormente, se executar conforme a necessidade do campus. Na iluminação já instalada, foram utilizadas luminárias com lâmpadas tipo LED - lâmpadas com longa vida útil e mais econômicas em termos de consumo de energia elétrica - prezando por características sustentáveis. Após a autorização dos recursos, a obra teve a duração de 5 meses e um total investido de R$ 626.117,67

Programação musical

Durante a inauguração uma banda formada pela professora de Música do campus, Juliana Rocha, e pelos alunos de Agropecuária e Biologia, animaram o evento com repertório variado - do rock nacional a música sertaneja. Entre os presentes, o reitor do IFB, Wilson Conciani, os pró-reitores de: Gestão de Pessoas, Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão; diretoria de Engenharia e os diretores do demais campi do IFB, como Campus Brasília, Campus São Sebastião e Campus Riacho Fundo.

"Esta obra é  um marco para o Campus Planaltina por ser uma reivindicação antiga dos servidores de um espaço para realização de seus eventos. Quando foi iniciada a construção desse complexo educativo, as condições eram bem frágeis e hoje os alunos podem usufruir da  biblioteca e agora do auditório. É uma conquista grande tanto para o campus quanto para o Instituto, como responsável por dotar os campi de infraestrutura para atender os alunos", considerou o reitor do IFB.

Também esteve presente a ex-diretora do antigo colégio agrícola de Planaltina, que prestou homenagem ao professor recitando um texto. O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Planaltina, representado por Nilton Vaz, presidente, e Geni Rodrigues, vice-presidente. Entidade responsável pela interface com a sociedade civil e entidades do governo para articulação institucional.

Os alunos também deram seu depoimento sobre a entrega do auditório.  Isac Ricardo Rodrigues da Silva. aluno do Curso Técnico Integrado em Agropecuária e Agroindústria, disse que acompanhou a obra de perto." Este momento é muito importante para nós alunos, fico muito feliz com a entrega do resultado. Teremos mais um espaço para atender as atividades culturais e de eventos por aqui", contou.

Já a aluna Ana Beatriz Almeida, estudante do curso Técnico integrado em Agropecuária, afirmou que a partir de agora há espaço para reunir todos os cursos. "Certamente para o evento Agricerrado, que acontece todos os anos, já será possível usarmos o novo auditório para organizar e planejar melhor as atividades", disse.

Homenagem póstuma

Na oportunidade, Aniceta Castro, esposa do professor homenageado, recebeu flores da comunidade acadêmica e proferiu algumas palavras em agradecimento ao momento. "Amantino certamente estaria muito feliz por ver esta realização no campus. Isso aqui era a vida dele depois da família. Este colégio era a vida dele, além de ser muito querido sempre era convidado para ser paraninfo das formaturas. Chegou a se tornar mestre de cerimônias nas solenidades", agradeceu emocionada.

Alguns professores também ressaltaram a presença constante do professor nas atividades do campus. "Era um motivador das ações educacionais e pioneiro na educação agrícola - Fertilidade do Solo era sua disciplina favorita. Suas aulas eram sempre animadas e tinha a capacidade de integrar todos em prol de interesses sociais", contou o professor Flávio Borges, das matérias de Administração e Agroecologia.

Amantino Maciel Castro, tinha um câncer que iniciou nos rins e se agravou durante o tratamento. Castro dava aulas no IFB há mais de 25 anos e começou sua carreira na Instituição ainda na época do Colégio Agrícola de Brasília, depois transformado em Instituto Federal. O docente lecionou as disciplinas de Fertilidade do Solo, Desenho Técnico e Construções Rurais e Ética Profissional.

Confira mais fotos aqui