Página inicial > Planaltina > Confira a programação do X Seminário Integrador de Vivências

Confira a programação do X Seminário Integrador de Vivências

Criado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 11h07 | Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 11h07 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 11h24 | Acessos: 1104

O curso de Tecnologia em Agroecologia do IFB Campus Planaltina vai realizar no dia 26 de junho, terça-feira, o X Seminário Integrador de Vivências. O evento vai oferecer um espaço que vai apresentar os principais resultados e aprendizados dos projetos de vivência desenvolvidos pelas(os) estudantes do curso ao longo do semestre.

A oportunidade inclui uma programação com atividades que incluem desde mesas de debates sobre a mudança da legislação a apresentações dos estudantes com produções sem agrotóxicos no campi.

Confira a programação durante o dia 26 de junho/ Terça-feira

7h30 – Cortejo contra os agrotóxicos e em defesa da vida

8h – Mesa de Abertura sobre o tema: Agrotóxicos - quais argumentos para as mudanças na legislação?

Karen Friedrich (Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO)

Vicente Almeida (Ex – presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário - SINPAF) (a confirmar)

Roberto Carneiro (Presidente da EMATER-DF)

Fabio Miranda (MST) (a confirmar)

Mediadora: Prof. Paula Petracco.

9h40 – Intervalo e lanche

10h - Apresentações dos projetos de vivências

10h – Água e Agrotóxico no campus Planaltina

10h30 – Apicultura no campus Planaltina

11h – Discussão coletiva sobre políticas públicas ambientais no Assentamento Pequeno William

11h30 – Bioconstrução da cozinha coletiva e espaço de convivência no Campus Planaltina

12h – Oficinas de preparação coletiva do alimento

1) Molho pesto de Baru com a tecnóloga em Agroecologia Stephanie Ingrid

2) Hortaliças tradicionais com o tecnólogo em Agroecologia Jorge Lacerda

13h – Almoço Agroecológico Colaborativo

13h30 - Cine Agroecologia “Cantos de Trabalho”

Diretor: Leon Hirszman (obra que investiga o valor cultural das canções cantadas por trabalhadores no interior do Brasil).

14h -  Apresentações dos projetos de vivências

14h – Produção de ervas medicinais para Centro de Referência em práticas integrativas em saúde – CERPIS.

14h30 – Trocas de experiências com a comunidade que sustenta a agricultura (CSA) da Chácara Bindu no Lago Oeste.

15h – Campo Didático Demonstrativo de Adubos Verdes no campus Planaltina

15h30 – Intervalo e lanche

16h – Mesa de encerramento - Mulheres protagonizando a construção do conhecimento agroecológico no IFB.

Diane Fiamoncini – Coordenadora do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB - Planaltina

Paula Balduíno – Professora do campus IFB – Planaltina

Fátima Cabral – Agricultora APROSPERA

Marccella Lopes – Estudante do curso superior de Tecnologia em Agroecologia – IFB - Planaltina

Mediação: Bárbara (Gaia) - Gestão Raiz do Cerrado do Centro Acadêmico de Tecnologia em Agroecologia de Brasília (CATAB).

17h30 – Encerramento das atividades acadêmicas.

18h - Noite cultural da “Lua Cheia”

18h – Palco livre: cantos, contos e encantos (estudantes, professores músicos, cantores e encantadores)

18h30 - Banda UNBI

19h30 - Filhas de Oyá

*Território livre de agrotóxicos, de machismo e preconceitos.

Programação do X Seminário Integrador de Vivências

Local: IFB – Campus Planaltina/Prédio da Agroecologia