Página inicial > Planaltina > Alunos do Campus Planaltina criam miniempresa Biojóias

Alunos do Campus Planaltina criam miniempresa Biojóias

Criado: Domingo, 07 de Novembro de 2010, 16h50 | Publicado: Domingo, 07 de Novembro de 2010, 16h49 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2482

Um grupo de estudantes do Campus Planaltina do IFB - Jovens Empreendedores - criaram uma miniempresa, a Biojóias. Eles produzem bijuterias a partir de sementes do cerrado. O projeto  é uma  parceria entre o Instituto Federal de Brasília,  Sebrae-DF e a Júnior Achivement. Os empreendedores  já expuseram as  biojóias no Shopping Conjunto Nacional, e planejam exposição no IFB Planaltina. São produzidas - por meio desse projeto - peças como colares, brincos, tornozeleiras e pulseiras. A matéria prima são os diversos tipos de sementes da flora regional.

Bruna Sioretci, estudante do curso de Agroindústria e diretora de marketing da miniempresa, diz que “antes de fazer as peças é feito um estudo para saber quais sementes e modelos irão agradar o público-alvo.”

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Sabrina Santana: "[o objetivo é] despertar o espírito empreendedor e estimular o desenvolvimento profissional, proporcionando uma visão clara do mundo e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.”

A coordenadora conta que os produtos da empresa respeitam e valorizam tanto a biodiversidade do Brasil, como a beleza das pessoas que usam as biojóias Além de utilizarem os recursos naturais sem agredir o meio ambiente.

O projeto tem duração de 15 semanas, todas as quartas os estudantes se reúnem com professores do IFB e orientadores voluntários do Sebrae para definir metas e planejamento de produção e também para fabricar as biojóias.  (Assessoria de Comunicação: Adriana Alves. Estagiária do convênio IFB-IESB, com informações do Campus Planaltina)