Página inicial > Planaltina > Alunos do IFB concorrem a Técnico Empreendedor nacional

Alunos do IFB concorrem a Técnico Empreendedor nacional

Criado: Quarta, 10 de Novembro de 2010, 18h09 | Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2010, 18h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2262

Dois alunos do IFB, Campus Planaltina, foram classificados na etapa regional do Prêmio Técnico Empreendedor e concorrem, agora, em nível nacional. Os estudantes Déborah Silva Santos e Elivan Alves Moreira - coordenados pelo professor Leandro Vieira - conseguiram a classificação com o projeto “Viverde -  Viveiro de Mudas de Gliricidia Sepium Para Produção de Moirões Vivos e Cercas Ecológicas”. Os estudantes premiados são do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária.

Preparação de árvores para construção de cercaProjeto pode diminuir custos
O professor Leando Vieira explica o projeto apresentado. Segundo ele, a Gliricidia é uma árvore de pequeno porte que pode substituir os postes de madeira usados para fazer cercas nas propriedades rurais. Estes postes representam o maior custo na construção dessas barreiras nas fazendas, sendo mais caros que os arames.

Outra vantagem da cerca viva sobre o mourão de eucalipto, é que, enquanto aquela dura 25 anos, este não resiste a 15. Leandro Vieira afirma que o IFB poderá implantar um viveiro para produção e pesquisa dessas árvores, a parir de 2011, quando forem ampliadas as instalações da Agroecologia no Campus Planaltina.

O Prêmio Técnico Empreendedor
O Prêmio Técnico Empreendedor foi lançado em 2002 com o objetivo de estimular, reconhecer, premiar, divulgar e fomentar as atividades de empreendedorismo e cooperativismo desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos de nível médio e superiores de tecnologia das instituições públicas de educação profissional e tecnológica.

Os projetos inscritos para competição passam inicialmente por uma etapa regional. Nesta fase, são escolhidos três vencedores por tema em cada categoria. Dezoito finalistas serão premiados na etapa final, no mês de dezembro, em Brasília. (Assessoria de Comunicação, com informações da UTFP)