Página inicial > Planaltina > Começa II Semana de Arte, Ciência e Tecnlogia de Planaltina

Começa II Semana de Arte, Ciência e Tecnlogia de Planaltina

Criado: Quarta, 24 de Novembro de 2010, 12h49 | Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2010, 12h47 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2000

Estudantes do Campus Planaltina e visitantes poderão, na quinta-feira, 25, e na sexta-feira, 26, conhecer um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos naquela escola e também as pesquisas realizadas lá. A II Semana de Arte, Ciência e Tecnologia pretende mostrar, desde trabalhos científicos até apresentações de teatro e música. Apesar da data oficial, de início, ser quinta-feira, hoje, 24, às 16h começam as ações artísticas com a 1ª Fiesta de los Muertos e o 1º Halloween do IFB.

De acordo com o professor André Ferreira, um dos organizadores do evento, o objetivo dessa ação é promover Educação e fazer ciência e tecnologia. Além de divulgar os trabalhos que estão sendo produzidos no Instituto. Ele observa que “às vezes, [quando se trata de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia] nem a própria comunidade do Campus conhece o que é feito na Instituição”.

Para divulgar esse conhecimento, a Semana de Arte, Ciência e Tecnologia, vai organizar apresentações orais – nas salas de aulas – das pesquisas realizadas por alunos e professores do IFB Planaltina. Muitas dessas pesquisas são desenvolvidas por alunos da iniciação científica, outras, por professores que estão cursando o mestrado.

Vendo a prática
As apresentações não ficam apenas nas salas de aula. Na manhã de sexta-feira, 26, estudantes, servidores, professores e visitantes poderão conhecer os trabalos realizados no campo prático. Serão organizadas visitas em cinco pontos de desenvolvimento de pesquisa no Campus. O IFB Planaltina fica em uma área rural com mais de 2 mil hectares.

O público vai conhecer cinco pontos “técnicos”, que funcionarão como stands de exposição dos trabalhos da Instituição. Será possível ver as pesquisas com fitoterápicos, o funcionamento de uma Agroindústria, os sistemas de produção de mudas, e as formas de cultivo do café orgânico e de milho.

Arte
Apresentações artísticas também farão parte da programação. O coral e o grupo de teatro são dois exemplos do que será mostrado. Grupos de Catira também estarão presentes. O estudante do Curso Técnico em Agropecuária, Ismar Alves Moreira, 16 anos, conta que seu grupo de Catira já está ensaindo a cerca de quatro meses. Para ele, a Semana de Arte é uma oportunidade para troca de experiência com outros grupos da dança tradicional do interior brasileiro.