Página inicial > Planaltina > Alunos do Campus Planaltina vencem Técnico Empreendedor

Alunos do Campus Planaltina vencem Técnico Empreendedor

Criado: Quarta, 08 de Dezembro de 2010, 13h04 | Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2010, 13h03 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2249

O Projeto Viverde do IFB - Campus Planaltina - ficou em primeiro lugar na etapa nacional do Prêmio Técnico Empreendedor 2010. O Instituto concorreu na categoria Técnico, tema Livre. A cerimônia de entrega ocorreu em Brasília, nessa terça-feira, 7. Ainda nessa categoria, mas em temas diferentes, foram premiados também: no tema Inclusão Social,  o Instituto Federal da Bahia; e no tema cooperativismo, o Instituto Federal de Sergipe.

Além de certificados e troféus, os alunos vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 8 mil e os professores orientadores, R$ 3 mil. A experiência do IFB foi orientada pelo professor Leandro Vieira e realizada pelos alunos do curso Técnico em Agropecuária, Elivan Alves Moreira e Déborah da Silva Santos.

Para a diretora do Campus Planaltina, Ivone Moreyra, “a importância do trabalho é enorme” pois o projeto foi desenvolvido com uma árvore muito comum nessa região. Ela enfatizou que essa planta , através da pesquisa realizada, pode ser usada em pequenas propriedades rurais na produção de mudas. Ele citou ainda o fato de que o projeto, implementado por alunos do Técnico Subsequente, vai impactar o curso superior daquele campus.

O Projeto do IFB
O professor Leandro Vieira explicou o Projeto Viverde. Segundo ele, a ideia é usar arvores como mourões naturais na construção de cercas. A planta usada nos experimentos - Gliricídia - é uma árvore de pequeno porte que pode substituir os postes de madeira usados para fazer cercas nas propriedades rurais. Estes postes representam o maior custo na construção dessas barreiras nas fazendas, sendo mais caros que os arames.

Outra vantagem da cerca viva sobre o mourão de eucalipto, é que, enquanto aquela dura 25 anos, este não resiste a 15. Leandro Vieira afirma que o IFB poderá implantar um viveiro para produção e pesquisa dessas árvores, a parir de 2011, quando forem ampliadas as instalações da Agroecologia no Campus Planaltina.