Campus Planaltina inaugura nova Bovinocultura nessa quinta
Nessa quinta feira, 15, será inaugurada a nova Unidade de Ensino e Produção (UEP) de Bovinocultura do Campus Planaltina. A obra vai atender os alunos do Curso Técnico em Agropecuária e o Superior em Agroecologia.
As novas instalações contam com um Curral de Manejamento Racional: lugar de vacinação e pesagem dos bovinos. O espaço foi projetado para a segurança tanto do animal, quanto do funcionário ou estudantes usuário. A máquina de vacinação é estreita e emborrachada, para o animal não se debater. O processo é rápido para que não fique nervoso. Além do curram, faz parte também da Bovinocultura, a Unidade Didática de Leite e o Bezerreiro, que serve para melhor monitoramento dos filhotes e para as fêmeas reporem o leite.
A coordenadora geral de Produção, Larissa Queiroz, elogiou a construção. “Era imprescindível esta reforma, pois o antigo curral estava obsoleto. A obra além de bonita é funcional. O espaço agora é capaz de atender um rebanho grande” afirma a Coordenadora. O Campus tem um total de 450 bovinos.
Outro “laboratório” é a UEP de Mecanização. Nele foi reformado o posto de combustível e de lavagem de veículos, as salas de aula e o galpão ficaram maiores para armazenar as máquinas e a colheitadeira.
O estudante do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Eliot Ness, fala da importância da reforma: “A gente tem a teoria, e a prática ilustra o que aprendemos na sala. Assim nós temos uma noção do mercado de trabalho. Acredito que a obra vai melhorar a estrutura do campus e o entendimento dos alunos”.
A Bovinocultura é parte da zootecnia especial que trata das técnicas para a criação de bovinos. Ela é dividida em de corte, para produção de carnes e peles, e de leite.
Redes Sociais