Página inicial > Planaltina > Campanha Setembro Amarelo: Programe-se!

Campanha Setembro Amarelo: Programe-se!

Criado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 11h49 | Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 11h49 | Última atualização em Sexta, 14 de Setembro de 2018, 11h50 | Acessos: 991

A Coordenação de Assistência Estudantil do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília, estará desenvolvendo ações de saúde mental para os estudantes ao longo de todo o mês de setembro. A iniciativa foi pensada em acordo com a campanha Setembro Amarelo, divulgada pelo Ministério da Saúde, para combate e prevenção ao suicídio.

O suicídio tem se mostrado um grave problema de saúde pública que envolve questões socioculturais, históricas, psicossociais e ambientais. Tanto os fatores de risco quanto os de proteção para o suicídio são complexos, com múltiplas determinações, podendo ser prevenidos através de intervenções oportunas.

Por esses fatores, a Organização Mundial de Saúde, em conformidade com as políticas públicas de saúde em vigor no País, consideram o contexto escolar como espaço privilegiado para intervenções de promoção de saúde. Desse modo, como ação central das atividades do Setembro Amarelo, foi lançado no campus o projeto Educando para a Paz,  proposta pedagógico interdisciplinar que envolverá alunos do ensino médio integrado, docentes e técnicos do campus em uma discussão sobre os seguintes temas: violência escolar, gênero e sexualidade, raça e etnia e movimento estudantil e participação social.

Este projeto se baseia nos princípios adotados pelas Escolas Promotoras de Saúde e tem como objetivo  trazer uma discussão mais profunda sobre alguns problemas vivenciados pelos alunos no contexto escolar e levá-los a uma construção coletiva de estratégias de enfrentamento para esses problemas, além de refletir sobre a própria responsabilidade na construção de um contexto social mais harmonioso e saudável.

Os alunos interessados poderão se inscrever por afinidade aos temas propostos. Ao longo do semestre, participarão de reuniões e vivências para discussão dos temas, devendo desenvolver uma ação social a ser apresentada para a comunidade escolar ao fim do semestre, por meio de apresentações artísticas e culturais.

Até o momento, já foram realizados os seguintes eventos: exibição de filme temático (10/09) e Luau (03/09) para socialização dos alunos dos cursos superior e subsequente.

Para mais informações, confira agenda com o restante das atividades que ocorrerão esse mês:

SETEMBRO AMARELO

Atividade com os alunos do Subsequente

Roda de conversa temática

Tema: Como eu cuido de mim

Horário: 13h-14h

Mesa redonda com os servidores do campus

Tema: Saúde Mental na escola

Horário: 14h00-16h00

Atividade com os alunos do Superior

Roda de conversa temática

Tema: Enfrentando a ansiedade no contexto universitário