Página inicial > Planaltina > Dia do Cerrado ainda é comemorado no Campus Planaltina

Dia do Cerrado ainda é comemorado no Campus Planaltina

Criado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 08h23 | Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 08h23 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 08h25 | Acessos: 699

Dia 17 de setembro, o curso de Agroecologia do IFB e o Centro Acadêmico de Tecnologia em Agroecologia de Brasília promoveram o Dia do Cerrado. Na programação, houve a exibição do filme "Ser Tão Velho Cerrado", do cineasta André D'Elia, seguido de cinedebate com o professor Reuber Brandão, da UnB e o agrônomo Vicente Almeida. Com um caloroso debate sobre os sistemas produtivos ecológicos e áreas de proteção e conservação ambiental, a manhã contou ainda com a presença dos quilombolas da região da Chapada dos Veadeiros e variadas etnias do Santuário dos Pajés/Noroeste - DF (Guarani, Wapichanna, entre outros).

Durante o período da tarde cinco oficinas, minicursos e mutirões deram continuidade à homenagem ao Cerrado. Um ponto a destacar foi o protagonismo dos estudantes enquanto ministrantes dos minicursos e mutirões. No minicurso sobre Meliponicultura do Cerrado as abelhas nativas foram as personagens principais, desde sua importância nos serviços ecológicos até sua utilização para geração de renda. No Jogo do Extrativismo Sustentável, a formação de multiplicadores foi o ponto principal para capacitação de pequenos agricultores e assentados. Aprendeu-se sobre como realizar o planejamento do extrativismo, desde a colheita passando pelo beneficiamento até a sua comercialização, de forma que os recursos sejam preservados para os próximos ciclos.

Nas oficinas e mutirões o enfoque foi prático, sem medo da chuva que agraciou o campus Planaltina, após um longo período de seca, os estudantes aprenderam sobre as possibilidades da produção rápida de mudas de bananeiras. Este é um ponto importante para o momento que vivem os estudantes de Agroecologia do campus Planaltina, que estão num processo de revitalização do Espaço de Convivência Agroecológico (ECOA) com os mutirões de plantio em sistemas agroflorestais e revitalização do viveiro de mudas. A avaliação ao final do dia foi positiva por toda a riqueza de conhecimento compartilhado entre os estudantes, além das práticas desenvolvidas e da convivência entre a comunidade agroecológica.