Rede terá a 1ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Alunos do IFB poderão participar da primeira Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) que será realizada, no segundo semestre de 2011, no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O evento conta com a parceria da Embrapa Agrobiologia e é destinado aos estudantes de ensino técnico de nível médio nas modalidade Integrado e Concomitante da área de Agropecuária. Os campeões nacionais da competição ganham uma viagem para participarem da International Earth Science Olympiad (IESO) que o ocorre no Japão em 2012.
A olimpíada se dividide em quatro etapas: as três primeiras - com data prevista para agosto, setembro e outurbo - ocorrerão virtualmente, através de avaliações de múltipla escolha. Essa parte se compõe de fases eliminatórias e classificatórias. Por meio das avaliações, os alunos demonstrarão seus conhecimentos específicos nas áreas de agricultura e zootecnia, bem como sua capacidade inovadora. As melhores equipes de cada região da União e as cinco que obtiverem melhor pontuação nas três etapas, terão sua viagem custeada para realização das provas no IFSULDEMINAS.
A quarta fase será presencial para as 50 melhores equipes do país. Nela os alunos devem apresentar uma inovação tecnológica em agropecuária, referente ao tema proposto. As 15 melhores classificadas serão premiadas e receberão medalhas, sendo cinco de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. A melhor inovação receberá premiação à parte. A equipe com melhor desempenho terá sua participação custeada pelo IFSULDEMINAS na International Earth Science Olympiad (IESO), uma competição anual de Ciências da Terra destinada aos alunos do ensino secundário, que será realizada no Japão em 2012. Todas as atividades , inclusive a apuração e divulgação dos resultados de cada fase, serão coordenadas por comissões intercampi.
A proposta da OBAP visa estimular o ingresso de jovens do ensino técnio de nível médio nas carreiras técnico científicas por meio da pesquisa e inovação em agropecuária, aplicação de conhecimentos científicos, enfrentamento com situações desafiadoras e cooperação entre os envolvidos na Olimpíada.
Redes Sociais