Campus Planaltina participa de VII Congresso Latino-Americano de Agroecologia
As discentes do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Planaltina do IFB Deildes Marçal Pires, Jéssica Rodrigues Pereira, Sérgio Saretto e a docente Vânia Costa Pimentel participaram do VII Congresso Latino-Americano de Agroecologia promovido pela Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia (SOCLA). O congresso aconteceu no período de 02 a 5 de outubro de 2018, na cidade de Guayaquil, no Equador, com o tema “Agroecologia: Ciência, Prática e Movimento para alcançar a soberania alimentar.” O Congresso Latino-Americano de Agroecologia – espaço de encontro e reflexão sobre os últimos avanços da Agroecologia – acontece a cada dois anos em diferentes países da América Latina, sendo um evento organizado pela SOCLA, que é uma organização internacional científica dedicada à promoção da Agroecologia como uma estratégia para alcançar o desenvolvimento rural e sistemas alimentares sustentáveis na América Latina. Esse congresso tem a particularidade de gerar espaços para a participação de diferentes atores da sociedade, buscando promover a construção do conhecimento agroecológico entre a academia e os camponeses. A equipe do IFB teve trabalhos aprovados e a oportunidade de apresentá-los oralmente para o público interessado e de dialogar a partir do relato de suas experiências, estimulando e inspirando novas ações dentro do campo agroecológico.
Sérgio Saretto falou sobre Sistema Espiral: a construção de um agroecossistema resiliente no cerrado brasileiro, que traz o relato da experiência de Regeneração Agroecológica no período de 3 anos, realizada no Sítio Cambacuá em Planaltina de Goiás. Ali foi implementado um sistema integrando agrofloresta e criação de pequenos ruminantes (ovinos) para superar a dependência de volumosos externos no período de Inverno, sem contar com irrigação artificial e insumos externos para a plantação.
Deildes Pires e Jéssica R. Pereira apresentaram um relato de experiência, Vivência agroecológica: articulando teoria e prática para a formação profissional em agroecologia – Vivência no Assentamento Pequeno Willian – relato este que pôde demonstrar as vivências desenvolvidas no curso de Agroecologia do Campus Planaltina, sua importância para construção do conhecimento agroecológico, tanto na formação profissional acadêmica quanto na pessoal, integrando ensino, pesquisa e extensão e afirmando a necessidade da transdisciplinaridade do curso de Agroecologia.
A docente Vânia Costa Pimentel apresentou o trabalho Construção Pedagógica do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia no IFB – relatando os desafios que vêm sendo enfrentados para tornar o curso de Agroecologia um curso interdisciplinar e avançar na educação formal em Agroecologia.
Esta participação da equipe contou com o apoio do IFB e da FAP-DF e proporcionou a troca de saberes e a experiência de participar de um congresso científico internacional, certificação importante na formação dos discentes do curso de Agroecologia.
Redes Sociais