Página inicial > Planaltina > Bloco de residência estudantil é inaugurado no IFB Planaltina

Bloco de residência estudantil é inaugurado no IFB Planaltina

Criado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 13h48 | Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 13h48 | Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 16h46 | Acessos: 1101

Após nove meses de reforma, mais de 40 meninas agora têm acesso a um bloco de residência estudantil mais espaçoso e confortável no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB). Os novos quartos possuem armários individuais, banheiro amplo, área de serviço e varanda. Dos 10 quartos do novo bloco, um deles foi planejado para alunas com necessidades especiais.

Segundo Joyce Gomes (15), discente do curso integrado de Agropecuária no IFB Planaltina, o espaço é bem melhor que o anterior. “É limpo, amplo e o acesso à internet é mais fácil”, explicou. No quarto dela moram mais 5 meninas, que passam a semana na escola e apenas aos finais de semana retornam para casa. Joyce é de Cabeceiras de Goiás/GO e desde fevereiro reside no IFB, onde tem direito a 6 refeições e regras de convivência a seguir.

A diretora-geral do campus, Edilene Carvalho, afirma que o intuito da reforma é oferecer um espaço mais confortável para as pessoas que moram fora do Distrito Federal. “Este campus existe como escola agropecuária desde a década de 70, então necessitamos de muitas reformas. Cada melhora aqui dentro traz muita alegria para nós e sabemos do esforço de cada servidor para que tudo isso se concretize”, enfatizou em seu discurso.

Atualmente, mais de 130 alunos, entre homens e mulheres, fazem uso da residência estudantil, formada por 3 blocos, sendo um deles totalmente reformado e adaptado e os outros dois com ajustes em andamento, com término previsto para dezembro. As informações são do diretor de Administração e Planejamento do campus, Reginaldo. Segundo ele, estão sendo finalizadas ainda rampas de acessibilidade nos blocos administrativo e pedagógico, além de pintura e revitalização de diversos outros prédios.

Durante a solenidade, o reitor do IFB, Wilson Conciani, parabenizou a diretora-geral pelo empenho na finalização da obra e cada servidor do IFB que dá o seu melhor para que o instituto oferte educação de qualidade em tempo integral. Em seu discurso, ele ressaltou a importância de se estimular nos alunos o desenvolvimento de competências relacionais, além da educação técnica. “Esse tipo de conhecimento se dá fora da sala de aula, é estimulado pela convivência, é o que o mercado também está procurando nesses jovens que saem da escola”, detalhou. Ele acredita ainda que ações como estas permitem que o IFB dê condições para que os 1600 alunos do campus não somente ingressem na escola, mas permaneçam e concluam seus estudos de forma mais satisfatória.

A deputada federal Erika Kokai, também presente na solenidade, declarou que, em sua opinião, os institutos federais são admiráveis porque são um espaço de resistência, de diálogo com a sociedade. “Parabenizo esta iniciativa porque acredito que os institutos são espaços de pertencimento, exemplos de democracia e acolhimento”, finalizou.