Página inicial > Planaltina > Projeto no continente africano resulta em especialização para professores de escolas técnicas do Benim e incubadora de cooperativas

Criado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 16h50 | Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 16h50 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 19h23 | Acessos: 673

No período de 12 a 16 de novembro, aconteceu, no Benim, no continente africano, a missão de avaliação final do projeto “Fortalecimento institucional da educação profissional e tecnológica do Benin nas áreas de Agroecologia e Cooperativismo”. O projeto foi realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), fomentado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), no Liceu Agrícola Medji Sékou.

Segundo a coordenadora do projeto pelo IFB, Vânia Costa Pimentel, o projeto teve como metas a realização de um curso de especialização em Agroecologia e Cooperativismo e a implementação de uma incubadora de cooperativas. Para averiguar os resultados e os desafios da experiência realizada, foram feitas entrevistas com os envolvidos no projeto, tanto beneficiários quanto gestores locais. A solenidade de entrega dos certificados do curso de Especialização, que aconteceu no dia 16 de novembro, contou com a presença do representante do Ministério de Ensino Secundário do Benim  Jean Pierre Bioyara; da representante da ABC  Camila Ariza Guedes; do intérprete Lucas Cureau; do diretor do Liceu Agrícola Médji Sékou  Ainadou Coffi; dos professores do Instituto Federal da Bahia Alex Cypriano e Alex Anderson; e da coordenadora  professora Vânia Costa Pimentel.

O curso foi organizado em 6 módulos de 64 horas cada, e 28 professores de escolas técnicas do Benim participaram, sendo 18 do Liceu Agrícola Medji Sékou, principal parceiro, e os demais dos outros liceus, todos de caráter agrícola. A docente Vânia Pimentel explica que a concepção pedagógica do curso foi bastante desafiadora e isso exigiu um olhar cuidadoso. “Para isso, realizamos os módulos em alternância entre tempo ‘escola’, com módulos de 10 dias cada, e tempo ‘comunidade’, onde discutíamos questões e eram construídas estratégias de trabalhos práticos, sobre as disciplinas, que eram realizados em seus locais de trabalho, dialogando com os aprendizados obtidos no curso”, detalhou a docente.

Como resultado do projeto, ela destaca o efeito multiplicador observado na missão, como o fato de que vários egressos do curso estão utilizando as temáticas trabalhadas no curso, inclusive em outros Liceus do Benim, em cargos no Ministério da Educação, e inserindo os conteúdos trabalhados no curso nas políticas e nos currículos e práticas escolares com que atuam. Os professores capacitados também implementaram mudanças nos conteúdos que ministram e na pedagogia que empregam no ambiente de trabalho.

Outra consequência do projeto é a instalação da incubadora de cooperativas, que já está funcionando com o beneficiamento de produtos locais, como suco de abacaxi, baobá, tamarindo, além de frutas secas, biscoitos e farinha de banana. “A ideia é formar multiplicadores da incubação, contribuindo para que os egressos possam se inserir no mercado de trabalho e também desenvolver o empreendedorismo na área de agroindústria artesanal”, disse a professora.