Página inicial > Planaltina > Valeu, IFB! Aluno de licenciatura em Biologia do IFB Planaltina é aprovado em 2º lugar em mestrado da UNB

Criado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 17h59 | Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 17h59 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 20h25 | Acessos: 1954

Gabriel da Silva é um daqueles alunos que se destacam em sala de aula pela sua dedicação aos estudos. Formado neste segundo semestre no curso superior de tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Brasília (IFB) no Campus Planaltina, ele foi recentemente aprovado em 2º lugar na seleção do mestrado em Ciências Animais da Universidade de Brasília (UNB) e também na licenciatura em Biologia do IFB Planaltina.

Com apenas 25 anos de idade, o discente já coleciona prêmios pelas suas pesquisas, orientadas pelo professor doutor em Ciências Animais do IFB Vinícius Machado. Ao longo do curso de Agroecologia, ele participou de vários congressos e eventos acadêmicos, sendo que em três deles obteve destaque: no 28º Congresso Brasileiro de Zootecnia, em 2018, recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de Tecnologia, Indústria, Produtos e Processos; na 8ª Semana de Produção Científica do ConectaIF, edição 2018, recebeu destaque pelo melhor trabalho na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); e, por fim, no 24º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e 15º do Distrito Federal, recebeu menção honrosa e foi indicado ao prêmio destaque na área VIDA.

Sua trajetória acadêmica já está sendo trilhada também com a publicação de artigos em revistas e anais de eventos. Nascido em Planaltina, Gabriel da Silva quer ser professor de universidade pública, e um dos seus objetivos é chegar ao pós-doutorado. “O professor Vinícius sempre me incentivou, abriu horizontes para que eu pudesse chegar onde estou chegando, que é um sonho sendo realizado”, creditou o aluno. Seus sonhos já começaram a virar realidade com a aprovação no mestrado da UNB, cujas aulas se iniciam em 2019. Foram ofertadas 20 vagas, mas dos 17 inscritos apenas 11 foram aprovados; entre eles, Gabriel. Seu professor orientador só tem elogios a fazer. "O Gabriel sempre foi  participativo e compromissado nas disciplinas que leciono no tecnólogo em Agroecologia. Ele participou em vários projetos de pesquisa no LAVIC (Laboratório de Ciências Avícolas) do campus e está preparado para enfrentar os desafios do curso de mestrado. Reforço que seu projeto de mestrado será desenvolvido em parceira entre o LAVIC e a PPGCA UNB, o que para nós é motivo de muita alegria e satisfação", ressaltou o docente.

Seu objeto de estudo é um projeto que busca avaliar produtos alternativos ao paraformaldeído (formol) na sanitização de ovos férteis. De acordo com o aluno pesquisador, os sanitizantes são aplicados nos ovos para reduzir a carga microbiana da casca, de forma que esta não afete o desenvolvimento embrionário durante o período de incubação. O discente pretende cursar a licenciatura em Biologia e o mestrado de forma concomitante.