Servidores e alunos do Campus Planaltina doam sangue em trote
Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Os calouros dos cursos de Agroecologia e Agropecuária, acompanhados de servidores - todos do Campus Planaltina - participaram nesta quarta-feira, 16, do “trote solidário” quando 29 pessoas do IFB foram ao Hemocentro de Brasília para doarem sangue. O evento compõe as atividades de recepção dos novos alunos e contou com a cooperação do órgão de saúde.
A estudante Larissa Farias, que ingressou essa semana no Curso Técnico em Agropecuária, elogiou a iniciativa. “É bem mais interessante, essa é uma forma solidária de sermos recebidos pela Instituição. Mostra que o IFB é solidário”, comenta a caloura. Ela relata que já sofreu trotes que considerou “pesados” e que deixou os novatos assustados. Esses trotes teriam ocorrido em uma instituição de ensino onde Larissa cursa uma formação superior.
A enfermeira do Campus Planaltina, Joyce Silva dos Santos, uma das organizadoras da atividade, diz que a ideia do trote solidário partiu dos estudantes do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. De acordo com ela, há três o IFB realiza parcerias com o Hemocentro, mas em 2011 é a primeira vez que isso se insere no trote.
Ela conta que já houve trotes violentos e humilhantes no Colégio e que, com este novo modelo de recepção dos alunos, se espera o fim daquelas atividades. Joyce afirma, ainda, que, para evitar trotes que causem constrangimentos, as atividades de recepção estão sendo acompanhadas. “Isso (trotes constrangedores) ainda não ocorreu (em 2011) e nossa expectativa é que não ocorra”, explica a servidora.
Histórico
Várias instituições de ensino superior no País tem enfrentado problemas com trotes que, em muitos casos transformam-se em crimes e viram matérias de páginas policiais na imprensa. Em 1999 um aluno da Universidade São Paulo (USP) morreu afogado em um piscina durante um trote. Em 2011 a Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres, da Presidência da República, pediu explicações à Universidade de Brasília (UNB) por um trote humilhante realizado com calouras do curso de Agronomia.
Redes Sociais