Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > Oficina de construção de forno ecológico com bambu em Planaltina recebe inscrições a partir de 15 de abril
Início do conteúdo da página

Oficina de construção de forno ecológico com bambu em Planaltina recebe inscrições a partir de 15 de abril

Criado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 10h41 | Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 09h13 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 09h24 | Acessos: 2369

Uma oficina de construção de forno ecológico, que integra o projeto de extensão sobre tratamento de bambu executado no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), será ofertada para a comunidade externa gratuitamente em abril. As inscrições devem ser feitas de forma presencial, na coordenação do curso de Agroecologia do Campus Planaltina do IFB, apenas nos dias 15 e 16 de abril. A seleção se dará por ordem de inscrição e inicialmente estão sendo ofertadas 40 vagas.

Os encontros serão às quintas-feiras, das 8h às 12h, totalizando 40 horas de atividades, realizadas de abril a junho. Durante as aulas, serão abordados temas relacionados à problemática das exóticas invasoras, ao manejo e ao tratamento de fibras naturais e à utilização do bambu nas mais diversas áreas, do broto na alimentação, artesanatos, construções e saneamento.

Sobre o projeto

O projeto de extensão tem a finalidade de viabilizar estudos e práticas com o bambu, Tecnologia Social de Apoio à Agricultura Familiar. O bambu é uma gramínea de utilização milenar e de fácil manejo. Historicamente já é utilizado por comunidades tradicionais em moradias, artes, alimentação, engenharias, dentre outras utilizações, gerando emprego e renda.

É um material com grande resistência e flexibilidade, que supera o aço. Porém, assim como toda espécie vegetal, está sujeito a ataques de insetos e fungos, que podem ser propiciados pelas condições climáticas, como o calor e umidade, além de outras intempéries.

Fim do conteúdo da página