Estudantes do Campus Planaltina fazem visita técnica a agricultor familiar
Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus Planaltina visitaram, na última quinta e sexta-feira, o agricultor familiar Gabriel de Deus, que cultiva uma grande diversidade de alimentos sem uso de agrotóxicos. A técnica utilizada é conhecida como "sistema agroflorestal sucessional" e consiste em imitar o equilíbrio e funcionamento de uma floresta nativa, ou seja, um plantio de uma floresta de alimentos. A técnica tem ganhado grande visibilidade e demostrado seu sucesso não só em Brasília mas em diversos estados e, inclusive, em outros países.
De acordo com a professora Elisa Bruziguessi, docente do Campus Planaltina, Gabriel de Deus e sua família "receberam os estudantes do IFB com alegria, pois sabem da importância de divulgar esta forma de produção para futuros técnicos. Além de ver detalhes dos consócios, do cuidado com o solo, foi muito interessante conhecer a forma de organização em Associação e uma maneira diferente de comercialização", afirma.
A família faz parte da Associação de Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (APROSPERA), que conta com mais de 30 famílias associadas que se unem para comercialização dos produtos, que é feita por meio das Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA). "O consumidor passa a conhecer quem planta seu alimento, como e onde planta, cria-se uma relação, uma amizade, uma parceria. É uma relação “”ganha-ganha”, a prática do consumo consciente e do comércio justo", acredita Elisa Bruziguessi.
Redes Sociais