Página inicial > Planaltina > Alunos e servidores do Campus Planaltina participam do Congresso Brasileiro de Agroecologia em Aracaju

Criado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 08h12 | Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 08h12 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 15h05 | Acessos: 1268

Na manhã do último sábado (02), uma caravana do Distrito Federal, composta por aproximadamente 80 pessoas, partiu do Campus Planaltina com destino ao XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que acontece entre os dias 04 e 07 de novembro em Aracaju, na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão.

Além dos participantes da caravana, diversas outras pessoas seguiram de forma autônoma para o evento. Essa participação coletiva no CBA contou com a articulação do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA Candombá), do Centro Acadêmico de Agroecologia Campus Planaltina e parceiros. O NEA Candombá e o Centro Acadêmico  estão em plena atividade no CBA, garantindo a participação de estudantes, professores e membros da comunidade em todos os espaços do Congresso.

Os representantes do IFB estão envolvidos em mais de 20 atividades do evento, entre elas apresentações de trabalhos, facilitação de oficinas, mediação de rodas de conversa, conferências, ambientes organizativos identitários, assembleias e ambientes de interação agroecológica. Os assuntos discutidos no congresso fortalecem a construção do conhecimento  em Agroecologia e refletem um espaço importante para análise crítica de temas, como manejo de agroecossistemas, educação em agroecologia, agricultura urbana e periurbana, economia dos sistemas agroalimentares, desertificação, água, resiliência socioecológica, cultura e comunicação, biodiversidade, campesinato e soberania alimentar.

Conforme a coordenadora do curso de Agroecologia do IFB, Diane Ivanise, "espera-se que a participação massiva neste evento contribua para o fortalecimento da Agroecologia no Distrito Federal e com a criação de vínculos institucionais e pessoais que favoreçam o trabalho em redes".