Página inicial > Planaltina > Campus Planaltina promove evento sobre Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional

Criado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 12h40 | Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 12h40 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 15h20 | Acessos: 886

Produzir conhecimento para transformar a vida das pessoas. É com esse objetivo que estudantes e professores do Campus Planaltina celebram o sucesso dos projetos da disciplina Vivências Integradoras em Agroecologia do segundo semestre de 2019. O encontro — gratuito e aberto à comunidade — terá programação especial com início às 8h deste sábado, dia 23 de novembro. A 20ª edição do Seminário Integrador em Vivências Agroecológicas traz lançamento de documentário produzido por estudantes e apresenta ações desenvolvidas durante o semestre.

Há dez anos os estudantes são estimulados a pensar de forma inovadora soluções para problemas do cotidiano que afetam a sociedade. Neste ano, o tema proposto para os grupos foi Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional. O assunto mobilizou quatro professores que orientam as atividades dos 80 universitários envolvidos nas ações, divididos nos seguintes grupos integrados: Comunidade que Sustenta a Agricultura, Sistema Agroflorestal (SAF) – Manutenção ECOA, Sistema Agroflorestal (SAF) – Olerículas, Bioconstrução, Hábitos Alimentares na Comunidade e Segurança Alimentar no campus.

Produção cultural e interação com a comunidade

O documentário ‘Saco Vazio não para em pé’ foi produzido pelos componentes da equipe Segurança Alimentar no campus. O vídeo tem sete minutos e traz, em tom crítico, a importância da alimentação saudável como direito que deve estar acessível a todas as pessoas.

O projeto do grupo Hábitos Alimentares na Comunidade traz a experiência da interação entre os universitários e a Associação Mulher Artesã, que atua no bairro Buritis II. A parceria concentra esforços para construir a primeira Horta Comunitária de Planaltina a ser beneficiada pela Política de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana do DF, Decreto 39.314/2018.

Trocando ideias...

A dinâmica utilizada para a apresentação dos trabalhos será a do Café Mundial ou Conversa em Grupo. Esse formato estimula a criatividade, explora temas relevantes e permite que todos os participantes conheçam as ideias expostas e interajam entre si. Serão seis rodadas de 15 minutos; em cada uma os visitantes poderão acessar as informações do projeto, deixar sugestões para os anfitriões e contribuir para o aperfeiçoamento das práticas.

Data: 23/11/2019 |Horário: 8h às 11h30
Local do evento: Prédio do curso de Agroecologia | IFB – Planaltina