Página inicial > Planaltina > IFB e parceiros inauguram Viveiro

IFB e parceiros inauguram Viveiro

Criado: Segunda, 13 de Junho de 2011, 09h52 | Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2011, 09h48 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2594

O IFB Campus Planaltina inaugurou na sexta-feira, 10, o "Centro de Recuperação Ambiental- Viveiro do Cerrado do Alto São Bartolomeu", essa instalação faz parte do Programa Rio São Bartolomeu Vivo que tem a missão de recuperar áreas degradadas na região da Bacia desse rio, com o plantio de cerca de 1 milhão de mudas.

IFB e parceiros inauguram ViveiroO Viveiro tem capacidade para produzir 75 mil mudas nativas do Cerrado por ano e também funcionará como um Viveiro Escola, onde serão realizados cursos profissionalizantes de produção e plantio de mudas. O espaço conta com aproximadamente 180 espécies.

O Projeto Rio São Bartolomeu Vivo é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) executado com a parceria de organizações ambientais não governamentais como a Funatura, Ipoema, Rede Terra e  também do Instituto Federal de Brasília (IFB).

O evento - que contou com um grande público que foi prestigiar a ação do IFB  - teve início com a palestra do Gerente de Educação da FBB, Marcos Fadanelli, que apresentou o Projeto e seus parceiros. “Desenvolver atividades ambientais, formar profissionais para o plantio de mudas, preservação e recuperação em busca de sustentabilidade, é o papel desta Escola. O desafio é fazer acontecer”, disse Marcos.

Estiveram presentes no evento o reitor Wilson Conciani; o diretor do Campus Planaltina, Adilson Jayme de Oliveira; além de representantes dos outros parceiros e líderes comunitários. Na ocasião houve a entrega de cerificados “Amigos do Rio São Bartolomeu” concedidos às empresas e pessoas que aderiram ao Projeto e fizeram plantio de mudas com o compromisso de preservar a vegetação.

Mudas do ViveiroAdilson elogiou a iniciativa da FBB. “É importante a rede de parceiros, e fazer com que ela cresça ainda mais para uma produção sustentável”.

Para Conciani, a recuperação e o resgate da natureza é essencial. “Esse projeto ajuda a transformar socialmente o Brasil. É preciso mudar e transformar o social com sustentabilidade”, enfatiza.