Página inicial > Planaltina > IFB apoia campanha de doação para o Hemocentro

IFB apoia campanha de doação para o Hemocentro

Criado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 14h35 | Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 14h35 | Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 14h35 | Acessos: 873

As doações de sangue na Fundação Hemocentro de Brasília sofreram uma queda desde o aumento do número de casos do novo coronavírus na Capital. Segundo o órgão, houve redução de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo dados divulgados pelo Hemocentro, a maioria dos tipos sanguíneos tem estoque menor que a metade. A situação mais crítica é dos tipos A negativo e AB negativo.

Em apoio ao Hemocentro, o Instituto Federal de Brasília (IFB) convida servidores e professores a participarem de doação no dia 16 de abril, quinta-feira, com saída prevista do Campus Planaltina. Para esta ação, serão 15 vagas para doação de sangue, seguindo medidas de segurança e contenção contra o coronavírus.

Para outros interessados, vale saber que o órgão funciona normalmente, de segunda a sábado, das 7h às 18 horas. No entanto, estão sendo tomadas precauções como o aumento do espaço entre as cadeiras na sala de espera e a priorização da doação agendada, para evitar aglomerações.

O Hemocentro também afirma que não há evidências de transmissão do coronavírus pelo sangue. Porém, restringiu a doação por pessoas nas seguintes condições:

• Quem apresentar sintomas respiratórios como tosse, coriza, dor de garganta, ou outros sinais infecciosos como febre, deve aguardar 15 dias para fazer a doação;
  • Pessoas que estiveram em países com casos confirmados de coronavírus não poderão doar sangue até 30 dias da volta ao Brasil;
  • Pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados com Covid-19 ou com suspeita da doença não devem doar sangue por 30 dias.

Os interessados em participar da iniciativa no Campus Planaltina podem entrar em contato com o servidor Vicente Durães, responsável pela ação. Além disso, no dia da coleta não poderão estar em jejum e deverão comparecer bem alimentados no Campus. Apenas evitando alimentos gordurosos, leite e derivados pelo menos 3 horas antes da coleta de sangue. É fundamental manter-se hidratado e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ao procedimento.

Campanha de Doação do IFB

Data: 16 de abril (quinta-feira)

Saída: IFB Campus Planaltina

Transporte: Microônibus do Hemocentro

Capacidade: apenas 15 pessoas, considerando as medidas de segurança do COVID 19

Dados: Instituto Hemocentro e Portal de notícias G1, com adaptações.