Página inicial > Planaltina > Parabéns, Planaltina!

Parabéns, Planaltina!

Criado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 16h34 | Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 16h34 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 16h57 | Acessos: 641

De 161 anos da cidade, o IFB participa de 60! Confira a matéria que conta um pouco dessa história

A história de Planaltina precisa e merece ser contada para todas as gerações brasilienses que amam a capital; e hoje, dia no qual é comemorado o aniversário dessa cidade onde o IFB também faz história, vale a pena relembrar como o IFB cresceu junto com Brasília.

Assim como Planaltina, que até 1917 era popularmente conhecida como Mestre D’Armas e que posteriormente, em 14 de julho de 1917, passou a ser Planaltina, o IFB também passou por diferentes nomes até se estabelecer como Instituto Federal de Brasília na cidade.

O Instituto começou como Escola Agrotécnica Federal de Brasília (EAF), já que sua localização na zona rural de Planaltina permite o estudo nas áreas de Agropecuária e Agroindústria. Depois de oito anos, em 1967, a escola subordina-se ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), passando a ser chamada Colégio Agrícola de Brasília (CAB).

Foi somente em 2008, com a criação da rede de Institutos Federais, que o até então Colégio Agrícola de Brasília passou a ser Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina, cujos cursos ofertados focam em formação e qualificação profissional na área de Agropecuária e Agroindústria.

Em 60 anos de história, o Campus Planaltina já formou milhares de alunos que hoje podem usufruir dos benefícios de sua formação através da educação pública e de qualidade. O diretor do campus, Nilton Nélio Cometti, fala com emoção sobre a atuação do campus na cidade: “Para nós é um prazer enorme poder estar com o Campus Planaltina; muitos que, como eu, vieram de fora acham que Brasília começou em 1960, mas na verdade Planaltina hoje completa 161 anos!” diz o diretor.

Falando da importância do IFB para a cidade e para toda a rede Federal, o Campus Planaltina é uma fazenda com mais de 2.300 hectares e, com isso, é a única instituição da região que fornece educação superior ligada à área agrícola. “Somos muito gratos a Planaltina por nos acolher!”, agradece o diretor. “E como um presente para a cidade, temos a alegria de informar a abertura do novo curso superior de bacharelado em Agronomia!”, anuncia.

O novo curso de bacharelado em Agronomia é uma demanda antiga e faz parte do mesmo eixo tecnológico de Recursos Naturais, como os cursos também ofertados pelo campus: Tecnologia em Agroecologia, Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroindústria. Estão previstas 40 vagas para o novo curso no início de 2021.