Página inicial > Planaltina > Campus Planaltina realiza aula inaugural do II Curso Multidisciplinar de Plantas Medicinais e Fitoterapia

Criado: Segunda, 21 de Novembro de 2011, 14h50 | Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2011, 14h50 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2860

Na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro, foi realizada a aula inaugural do II Curso Multidisciplinar de Plantas Medicinais e Fitoterapia, oferecido pelo Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília. O curso – projeto de extensão do IFB, com carga horária de 120 horas – teve, nesta primeira turma, 30 alunos matriculados.

Segundo a coordenadora do projeto, Joyce Silva dos Santos, o objetivo do curso é construir e oferecer uma visão mais científica da área em questão. “A ideia é aliar a visão científica com o conhecimento empírico, trazendo um resgate desses conhecimentos populares”, analisa a coordenadora.

Entre os alunos do curso, além de usuários da medicina tradicional, há médicos, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros profissionais que atuam na área. Para o Engenheiro Agrônomo, Athaualpa Nazareth Costa, a expectativa é de adquirir mais conhecimentos na área, cuja oferta de cursos é uma raridade. “Na minha rotina de trabalho, existe uma demanda para o atendimento de registro de agroindústrias e outros locais que processam ervas em geral, muitas vezes de medicina alternativa”, conta o aluno. Athaualpa, que trabalha na Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, espera adquirir conhecimentos no curso para aplicar no ambiente de trabalho.

Aula Inaugural

Antes da aula inaugural, foi formada uma mesa de abertura do evento. Na oportunidade, os componentes destacaram, em suas falas, a importância da realização do projeto. Participaram da mesa o diretor-geral do Campus Planaltina, Adilson Jayme de Oliveira, o pró-reitor de Pesquisa do IFB, Luciano de Oliveira Toledo, e o Coordenador do Projeto de Plantas Medicinais, Carlos Cristiano de Almeida.

Após a cerimônia de abertura, deu-se início à aula inaugural, ministrada pela Enfermeira da Universidade de Brasília, Paula Elaine Diniz dos Reis, que abordou as práticas integrativas e complementares em Saúde e Fitoterapia, no âmbito do Sistema Único de Saúde, destacando os aspectos históricos, legais e éticos da Fitoterapia.

Enfoque

O primeiro Curso Multidisciplinar de Plantas Medicinais e Fitoterapia oferecido pelo IFB, no ano passado, teve enfoque no cultivo e produção de plantas medicinais. Já para este segundo, a abordagem principal será a aplicação dessas plantas na saúde humana, destacando a fitoterapia na saúde pública, dentro do Brasil, a produção e o cultivo orgânico das plantas medicinais e seus aspectos bioquímicos.

O curso será oferecido em duas turmas. A primeira, que iniciou hoje, terá suas atividades encerradas no dia 9 de dezembro. Já para a segunda turma, as aulas terão início em janeiro de 2012. “Para a segunda turma, já temos 32 inscritos e 15 pessoas na lista de espera”, informa Joyce dos Santos.