Bem-vinda, Betina!
É tempo de esperança no Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Planaltina. Nasceu há dez dias uma filhote de ovelha, mais conhecida como borreguinha pelos criadores de ovinos. A ovelhinha passa bem e tem tido suplementação alimentar com mamadeira.
"As ovelhas são ótimas mães e desde que não passem por estresse criam seus filhotes sem problemas. É só um reforço para ajudar a mãezinha", explica a professora e zootecnista do IFB Campus Planaltina Larissa Queiroz.
A ovelhinha é da raça Santa Inês e, por enquanto, se alimenta exclusivamente de leite. Essa raça é desenvolvida no nordeste brasileiro e é resultante do cruzamento das linhagens Bergamácia, Morada Nova, Somalis e outros ovinos sem raça definida (SRD).
A Santa Inês é produtora de carne, leite e pele, as fêmeas são boas criadeiras, com frequentes partos duplos e excelente capacidade leiteira.
Nas redes sociais do IFB, foi feita uma enquete para escolher o nome da borreguinha, dentre três opções: Betina, Lola e Rebeca. Com 50% dos votos, os seguidores do @ifbrasilia no Instagram escolheram Betina.
Ao todo, 143 internautas participaram da votação e puderam conhecer um pouco sobre a história da Betina. Bem-vinda!
Redes Sociais