Página inicial > Planaltina > Campus Planaltina realiza abertura da III Semana de Arte, Ciência e Tecnologia

Campus Planaltina realiza abertura da III Semana de Arte, Ciência e Tecnologia

Criado: Terça, 06 de Dezembro de 2011, 18h28 | Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2011, 18h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1974

Recheados de som, criatividade e conhecimento, assim serão os dias da III Semana de Arte, Ciência e Tecnologia do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), que teve a cerimônia de abertura oficial do evento na manhã desta terça-feira, 6 de dezembro, no auditório da unidade.

Durante a solenidade de abertura, o pró-reitor de ensino, Nilton Cometti, representando o reitor do IFB, Wilson Conciani, parabenizou os organizadores da Semana e afirmou que esperava sucesso total no evento que acabara de começar. “Só temos a parabenizar todos os envolvidos, professores, técnicos e alunos, pelo projeto e pela iniciativa. Tenho certeza de que esta Semana de Arte, Ciência e Tecnologia será sucesso absoluto aqui em Planaltina”, falou, em seu discurso, o pró-reitor.

Também participaram da solenidade o pró-reitor de pesquisa e inovação, Luciano Toledo, o diretor-geral do Campus Planaltina, Adilson Jayme de Oliveira, o diretor de ensino, pesquisa e extensão, André Ferreira, a coordenadora de extensão, Lillian Páscoa, além da coordenadora da Semana, Juliana Rocha de Faria.

As atividades da manhã foram encerradas com a apresentação musical de um grupo de alunos do campus, que, nas vozes das irmãs Débora e Victória de Abreu, deu aos presentes um aperitivo do  trabalho que será desenvolvido no decorrer da semana (ouça, ao final da matéria, a apresentação do grupo).

O evento seguirá até a próxima quinta-feira, 8 de dezembro, com exposições de trabalhos científicos, palestras e oficinas (veja aqui a programação completa). A coordenadora da Semana, Juliana Rocha, informa que ainda restam pouquíssimas vagas para as atividades. “Quem tiver interesse, deve procurar a recepção do Campus Planaltina e realizar sua inscrição”, conta Juliana.

Oficinas

Um dos pontos altos da programação da Semana são as oficinas que, segundo a professora Juliana, irão mesclar as artes e a tecnologia na confecção de instrumentos musicais utilizando como matéria-prima a sucata e materiais recicláveis. “As oficinas que vão trabalhar esses conteúdos são as de Percussão e a Circuit Bending, que vai fazer um pequeno protótipo de um sintetizador a partir de sucata e de uma placa eletrônica”, informa Juliana.

Outra oficina irá explorar o senso rítmico, a concentração e a criatividade dos participantes “A oficina de rima será ministrada pelo MC GOC, um músico da Ceilândia que é reconhecido no DF e fora dele. Essa atividade vai trabalhar a construção de versos, poesias e composições musicais a partir de temas trazidos pelos alunos”, finaliza.

VII Festival de Inverno

As atividades da III Semana de Arte, Ciência e Tecnologia do Campus Planaltina estão sendo realizadas em parceria com o VI Festival Internacional de Inverno de Brasília, cujo tema, nesta edição, é “música e mídias interativas”. O evento, que ocorrerá até o próximo dia 11 de dezembro, no Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB), irá defender a obrigatoriedade da música nas escolas, com a regulamentação da Lei nº 11.769, que exigirá que 50 milhões de crianças sejam atendidas com aulas de música nas escolas públicas de todo o Brasil.

Ouça as músicas cantadas na apresentação musical:

Raindrops Keep Falling On My Head - Débora de Abreu

Com essa cor - Victória de Abreu