Página inicial > Planaltina > IFB Campus Planaltina vai inaugurar nova Fábrica de Ração

IFB Campus Planaltina vai inaugurar nova Fábrica de Ração

Criado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 14h07 | Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 14h07 | Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 14h10 | Acessos: 872

O IFB Campus Planaltina inaugura, neste mês de novembro, uma Fábrica de Ração com sistema completo de pré-processamento e armazenamento de grãos.

A chegada do equipamento traz mais autonomia e sustentabilidade à escola-fazenda, que irá processar os grãos ampliando o sistema de alimentação dos animais (bovinos, equinos, suínos, caprinos e aves).

Dirceu Macagnan, professor e coordenador de Produção do campus, explica que a Fábrica também vai agregar aprendizagem aos futuros profissionais técnicos em agropecuária e agroindústria, tecnólogos em agroecologia e agrônomos formados no IFB, consequentemente elevando a qualidade dos produtos nas fazendas e cooperativas da região.

O maquinário

A aquisição do equipamento vai resolver um problema antigo do campus: a falta de espaço para o armazenamento de grãos. O professor relata ainda que o local anterior tinha mais riscos de acesso de roedores e insetos, e a modernização do parque vai melhorar o ambiente. Os grãos produzidos na escola-fazenda terão a conservação monitorada por instrumentos de medição de temperatura, assim como serão movimentados por meio de transportadores na nova fábrica de ração.

A fábrica é movida por motores elétricos. A energia virá da Usina Fotovoltaica que está sendo implantada . Os insumos utilizados para a indústria de ração são os grãos de milho, sorgo e farelo de soja produzidos no campus. “O que devemos fazer é aquilo que já fazíamos, mas com mais qualidade, higiene e segurança”, afirma o professor. A previsão é produzir rações para o consumo interno, apenas para os animais do IFB Campus Planaltina. As galinhas, codornas e suínos serão mais beneficiados, já que a dieta deles é 100% composta de rações.

“As máquinas são controladas por meio de painel automatizado. Os estudantes vão poder acompanhar a moagem dos grãos e a mistura adequada dos ingredientes das rações para as diferentes espécies e categorias de animais com um máximo de precisão, com o mínimo de esforço físico do operador e em observância das normas de biossegurança”, explica.

Laboratório de ensino

De acordo com Dirceu Macagnan, a chegada do equipamento moderno vai dar mais credibilidade para o IFB. Ele afirma que são poucas as escolas, ou mesmo universidades, com uma estrutura tão grande em Brasília. “Os estudantes poderão fazer estágio e muitas aulas práticas usando o maquinário”, relata.

O IFB Campus Planaltina cumpre mais uma etapa de atendimento aos padrões técnicos de fabricação de ração e aos cursos que possuem componentes de nutrição de animais em seus currículos. Segundo o diretor-geral do campus, o professor Nilton Nélio Cometti, “A construção é uma grande conquista proveniente do trabalho de servidores incansáveis para a melhoria do campus. A eles, nosso reconhecimento”.