Página inicial > Planaltina > Rede ótica beneficiará Campus Planaltina com internet e telefonia eficientes

Rede ótica beneficiará Campus Planaltina com internet e telefonia eficientes

Criado: Segunda, 23 de Janeiro de 2012, 17h36 | Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2012, 17h36 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2494

O Campus Planaltina está implantando em sua extensão a fibra ótica, que substituirá a conexão de telefonia e internet da rede antiga, via rádio (Voip), para uma mais eficiente, cabo ótico (Embratel). A modernização está na própria demanda que o campus tem hoje. Com o sistema antigo, a conexão com a internet, intranet e telefonia se dá de uma forma lenta e de pouca cobertura.

Um cabo trazido do Plano Piloto e do Paranoá para Planaltina permitirá uma conexão estável, fazendo com que tanto docentes quanto discentes consigam trabalhar na rede sem que ela apresente falhas. Com a troca será possível conectar-se com maior eficiência nos sistemas internos do Instituto Federal de Brasília (IFB), como Siga Edu, e-mail institucional, Siga Adm, entre outros.

Para o técnico de Tecnologia da Informação (TI) do campus, Josivan da Silva Ferreira, a nova empresa só trará melhorias. “Com esse novo serviço, os professores e alunos vão poder fazer coisas antes impensáveis, como acessar o YouTube, fazer uma videoconferência, ou até mesmo um simples trabalho será facilitado”.

De acordo com ele, quem é o responsável pela manutenção da rede via rádio é a Universidade de Brasília (UNB), que fornece esse serviço por meio da empresa terceirizada, Orbitel. Por isso eles chegam a ficar até uma semana sem conexão com outros campi.

Os trabalhos de instalação começaram na segunda quinzena de dezembro. Os técnicos da nova rede estão trabalhando diariamente para conseguirem finalizar a instalação até o final de fevereiro. O preço mensal do serviço está avaliado em aproximadamente 50 mil.

Para o diretor do Campus Planaltina, Adilson Jayme de Oliveira, tanto alunos quanto professores só têm a ganhar. “A instalação da fibra ótica com o provimento da internet permitirá aos servidores e alunos usufruírem de uma conexão mais rápida”, diz.

Os alunos também estão animados com a nova implantação. “Será excelente, principalmente para os residentes que ficam aqui sem nada para fazer. A conexão via rádio não dá para usar nas salas de aula, por conta da pouca cobertura. A internet só pega nas escadas”, queixa-se o estudante Wellington Martins do Santos.

Vale a pena ressaltar que o prefixo dos telefones do campus será substituído pelo 2103.