Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > Oportunidade para estudantes do Campus Planaltina no projeto de Programação em Arduino
Início do conteúdo da página

Oportunidade para estudantes do Campus Planaltina no projeto de Programação em Arduino

Criado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 15h20 | Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 15h20 | Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 15h20 | Acessos: 949

Professores do Instituto Federal de Brasília IFB Campus Planaltina se uniram para desenvolver o projeto  “Programação básica em Arduino” em uma iniciativa para levar conhecimentos tecnológicos para o ambiente rural envolvendo estudantes em atendimento à comunidade local. Além de ser a região administrativa mais antiga do Distrito Federal, a cidade de Planaltina tem características bem próximas ao ambiente rural e, é nesse ambiente que os professores  Agrinaldo Jacinto do Nascimento Junior, Juliana Rocha de Faria Lima e Paulo José de Souza Júnior, pretendem aproximar os estudantes do IFB da tecnologia. No momento já estão em formação dois estudantes do IFB Campus Planaltina para atuar como monitores na área de Robótica, mas há mais dez vagas para os interessados no projeto.

"Nossa proposta é encantar os participantes, nossos estudantes e a comunidade de Planaltina, através de uma imersão tecnológica utilizando Arduino e introdução ao pensamento computacional, robótica sem desconsiderar as habilidades matemáticas dos estudantes. A cidade que ainda conta com um forte cenário rural, tem sido impactada pela inovação tecnológica na área de agropecuária. Todavia para o pequeno produtor muitas vezes essa realidade se mostra distante", explica o professor Paulo, um dos idealizadores do projeto. 

A ideia é  promover uma intervenção de cultura maker no contexto de educação 5.0, onde a utilização de tecnologias visa promover o bem estar social das pessoas. O público alvo serão os estudantes do IFB de ensino médio do campus Planaltina e os alunos dos últimos dois anos do ensino fundamental de escolas vinculadas à Coordenação Regional de Ensino da Secretaria de Educação em Planaltina. Nesse último semestre foram distribuídos alguns kits de ensino tecnológico para primeiros testes do projeto, contendo componentes eletrônicos, para que os alunos pudessem aprender fazendo -  o chamado ensino "maker". Além disso, uma equipe transdisciplinar do Laboratório de Realidade Integrada do Campus Planaltina está apoiando a atividade na elaboração de matérias e estratégias de ações dirigidas.

O Projeto

O projeto de "Programação em Arduino'' é uma iniciativa que expressa a missão do Instituto em desenvolver um ensino tendo o estudante do IFB Campus Planaltina como protagonista no cenário da tecnologia, desenvolvendo pesquisa e inovação diante de sua comunidade. Deste modo, a equipe pedagógica do campus espera estimular internamente ações dessa natureza e levar os bons projetos e resultados do Instituto até a comunidade. 

Entre outros parceiros envolvidos em diferentes áreas do conhecimento estão os pesquisadores do Grupo Transdisciplinar Josué de Castro, o Laboratório de Realidade Integrada (LARI) e a Coordenação Regional de Ensino em Planaltina (SES/GDF).

Com programação prevista para o ano de 2022, as oficinas serão inicialmente oferecidas no Campus Planaltina como projeto piloto para formação dos bolsistas que atuarão no segundo momento na comunidade de Planaltina que ainda iremos definir junto com a Coordenação Regional de Ensino em Planaltina (GDF).

A primeira turma do campus será formada em abril de 2022, com o retorno das aulas presenciais e seguindo o planejamento do projeto, estima-se que seja possível visitar as escolas da Rede Pública em Planaltina a partir de junho de 2022. A proposta ainda está sendo avaliada, mas os professores pretendem realizar dois encontros semanais de duas horas cada num total de 20 horas por oficina, com programação fechada para os alunos participantes.

Na equipe estão envolvidos outros professores convidados para apoiar o projeto como a professora Mayara Lustosa (IFB) e professores externos incentivadores do projeto, como Tiago T. Madrigar, André Zavan, Jaime Cedran, entre outros.

Os benefícios para a comunidade de Planaltina são muitos e a longo prazo, estarão sendo qualificadas mão de obra para a região por meio de implementos e  práticas de educação 5.0 , que sem dúvida nenhuma até poderão ser incorporados a cursos do campus de Planaltina. O grupo de professores do IFB/ Campus Planaltina pretende impactar diretamente na economia local por meio do projeto,que conta com princípios de automação e robótica onde a criatividade é livre para empreender.    

No campo do conhecimento e da produção científica e intelectual,  espera-se validar um novo kit de ensino tecnológico através da abordagem "Maker" . A intenção é estimular entre os estudantes do IFB e do Ensino Fundamental o pensamento computacional, lógico, sem desconsiderar as habilidades matemáticas e, estreitar novas parcerias com professores externos - tudo isso num contexto de educação cidadã.

 

Metodologia 

Ensino "Maker" no qual se espera do estudante do IFB aproveitar a oportunidade de exercitar e ampliar os seus conhecimentos e metodologias de ensino no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com foco no pensamento computacional e aplicações.

Os alunos do IFB serão monitores nas oficinas para os alunos da Secretaria de Educação do Distrito Federal, sob o acompanhamento do coordenador do projeto, apoiado pelos professores da equipe. Serão formadas duas turmas de dez alunos no IFB/ Campus Planaltina e duas turmas em uma das Escolas Classes de Planaltina.

As oficinas serão para estudantes do Ensino Fundamental, alunos do 8º e/ou 9º ano e, ocorrerão no horário de contraturno dos estudantes, o horário ainda será ajustado com a Coordenação Regional de Ensino de Planaltina.

A estrutura física necessária nas escolas inclui a disponibilidade de uma sala com mesa; dez monitores para uso do grupo de estudantes e rede elétrica. O projeto vai levar nas visitas às escolas os kits de trabalho composto por: um console Raspberry Pi 4 - configurado para as práticas; teclado; mouse; placa de Arduino; cabo HDMI; adaptadores e outros componentes elétrico-eletrônicos. 

 

Gostou do projeto no IFB Campus Planaltina?  Saiba como fazer parte

Para ser voluntário no projeto, o perfil  procurado é aquele aluno que gosta de Matemática e que tem bom rendimento na disciplina. São dez vagas para os estudantes interessados em conhecer e  trabalhar na iniciativa. As oportunidades serão preenchidas por meio de entrevista pessoal, basta enviar o currículo ou histórico escolar demonstrando o seu interesse em participar do projeto para o e-mail do professor Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por enquanto, o projeto é específico para alunos do IFB Campus Planaltina -  reforçando a importância do uso de recursos e aplicações tecnológicas na realidade agrícola atual. Até o momento o projeto conta com o monitor bolsista  e estudante do curso de Licenciatura em Biologia do IFB, Zaqueu Luiz de Souza Menezes.

 

Fim do conteúdo da página