Página inicial > Planaltina > Mesa redonda debate desafios para a implementação das políticas públicas na agricultura familiar

Criado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2012, 17h17 | Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2012, 17h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2000

Na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, o auditório do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi o local de um debate importante a respeito da agricultura familiar no país. A discussão girou em torno de dois programas oferecidos pelo Governo Federal destinados a esse público: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visam garantir a venda de alimentos produzidos por meio da agricultura familiar.O debate girou em torno de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Na mesa, debatendo o tema, estiveram presentes a consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Cibele Bueno, e o secretário de agricultura da cidade de Padre Bernardo-GO e assentado do Colônia I, João Batista. O encontro foi organizado pelos estudantes do curso técnico em agropecuária em regime de alternância e do curso de tecnologia em agroecologia e contou com a participação, além dos alunos, de diversos agricultores familiares da região e de estudantes de Agronegócios, do Campus Gama.

A consultora do MDA abriu os debates realizando uma apresentação dos dois programas, explicando seus objetivos, como são compostos, a quem são destinados e suas modalidades. Em seguida, o secretário abordou algumas dificuldades encontradas na prática, na rotina do agricultor familiar, porém, em sua fala, se mostrou otimista com o futuro do programa. “A realidade é que ainda faltam muitos agricultores acessarem o programa; mas essas políticas são transformadoras, geram autoestima e qualidade de vida no campo”, disse o secretário.

Após as falas, foi aberto espaço para o público questionar sobre o tema. Na oportunidade, surgiram perguntas sobre algumas dificuldades encontradas no programa, principalmente no momento da adesão, mas também foram citadas pela consultora algumas experiências positivas vivenciadas. Cibele mostrou-se satisfeita com o debate. “Foi muito rica a troca de experiências, em que tivemos a oportunidade de reunir as duas pontas do processo”, finaliza.

PAA e PNAE

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) consiste na facilitação da compra de alimentos vindos da agricultura familiar, com dispensa de licitação. O programa é executado em quatro modalidades diferentes e envolve, além do MDA, mais seis ministérios do governo federal.

Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) reserva 30% dos recursos destinados à compra de alimentos da merenda escolar para aquisição de produtos vindos da agricultura familiar.

Mais informações sobre os programas, acesse: www.mda.gov.br.