Página inicial > Planaltina > Mensagem da Direção-Geral aos estudantes do IFB Campus Planaltina

Mensagem da Direção-Geral aos estudantes do IFB Campus Planaltina

Criado: Quarta, 30 de Março de 2022, 15h49 | Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 15h49 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 08h27 | Acessos: 471

Estudantes do nosso coração, é chegada a hora de nos reencontrarmos fisicamente! Estamos todos muito ansiosos, numa mistura de alegria, cautela e curiosidade pelo que está para vir.

Me senti assim quando criança, quando juntamente com vários amigos adentramos uma caverna bem profunda, uma mina de pedras preciosas abandonada. Tínhamos apenas uma lamparina e algumas velas. Em questão de segundos já estávamos em um terreno desconhecido; tivemos que aprender a caminhar naquelas condições, enfrentando os medos, os sons estranhos, as pedras do caminho, parando para analisar as paredes que escondiam algumas pedras coloridas, e os animais que por aí se escondiam, incluindo os morcegos que temíamos sobremaneira. Mas a caverna tinha fim, e daí houve um retorno. Estávamos ansiosos para rever a saída, mas não dava para ir tão rápido e foi necessária muita cautela. Finalmente, estávamos curiosos para rever a luz do dia. Foi emocionante sairmos da “boca” da caverna e rever a luz do dia. Abraçávamo-nos e conversávamos atropeladamente sobre as sensações, sobre os desafios e sobre muito do que vimos e aprendemos nesse caminho. Havia valido a pena cada momento difícil devido ao inesperado; estaríamos marcados para sempre pela experiência. Nunca mais voltamos lá.

Hoje, algumas décadas depois, sinto a mesma sensação da incursão na caverna ao estarmos saindo do longo período de atividades remotas devido à pandemia da Covid-19. Chegamos às atividades presenciais dando muito mais valor ao encontro humano, mais valor ao que temos disponível na nossa Escola, trazendo todas as experiências para nos marcar definitivamente pela vida. E também esperamos nunca mais voltar a esses tempos tão desafiadores.

Como já disse na mensagem do semestre passado, nosso campus foi todo melhorado para receber os estudantes e servidores com segurança e qualidade de vida. Não vou repetir aqui todas as novidades que encontrarão; vou deixar que se surpreendam com elas. Peço que aproveitem cada segundo nesse retorno integral à presencialidade. Aproveitem o carinho dos servidores, nossos espaços, a natureza viva de nossas plantas e animais, os sons maravilhosos dos pássaros, as mordidas das pequenas formiguinhas, o cheiro das flores, a limpidez dos nossos mananciais, a pureza de nossas intenções e o amor que permeia todas as nossas atividades pedagógicas.

Curtam esse manual que foi elaborado com muita inteligência, dedicação e carinho pelos nossos servidores. Nele encontrarão o essencial para o dia a dia estudantil.

Sejam bem-vindos e bem-vindas. Curtam este momento, vai ser único e definitivo em nossas vidas!