Página inicial > Planaltina > Estudantes com Deficiência Visual têm aulas com protótipos de ensino do IFB

Estudantes com Deficiência Visual têm aulas com protótipos de ensino do IFB

Criado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 12h54 | Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 12h54 | Última atualização em Terça, 24 de Mai de 2022, 12h59 | Acessos: 863

Professores do Instituto Federal de Brasília levaram, na última semana, a alunos com deficiência visual da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) os projetos educativos e de inclusão social "Plantinha do Amor" e "Covid-19". A iniciativa é do Laboratório de Realidade Integrada (LARI), organizado pelo professor Agrinaldo do Nascimento Júnior, do IFB Campus Planaltina.

Na ocasião, os professores do IFB Campus Planaltina Paulo José e Juliana Rocha de Faria Silva estiveram no Centro de Ensino de Deficientes Visuais de Brasília para apresentar os dois protótipos: "Plantinha do Amor" e "Covid 19". As crianças das turminhas do ensino fundamental puderam interagir com a "Plantinha do Amor" e vivenciar a experiência de cuidados com o meio ambiente e com a sustentabilidade. O protótipo é ligado a conectores de áudio. Por meio dessa tecnologia foi possível que as crianças entendessem as necessidades das plantas em seu habitat natural.

Em um segundo momento, foi feita a apresentação do protótipo "Covid-19" para as crianças e feita a demonstração do potencial do vírus. O modelo possui similaridade com o vírus real e cortes internos para observação e exploração tátil das crianças nos estudos e pesquisas futuras em sala de aula. Este protótipo foi desenvolvido em parceria com o professor Kato, do Instituto Federal do Paraná,  Campus Paranavaí.

"Na produção dos protótipos houve contribuição de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para chegarmos a prototipagem dos modelos. Nessa linha de pesquisa, essas são as primeiras ações do grupo apresentadas à comunidade. Conforme o desenvolvimento do nosso trabalho, algumas necessidades serão adequadas às necessidades dos públicos visitados", explicou a professora de Música do IFB Juliana Rocha de Faria Silva, IFB Campus Planaltina.

Os professores do IFB foram recebidos pelo diretor da escola, Airton Dutra de Farias, pela vice-diretora, Ana Paula Silva de Castro, e pelos professores Claudia Maria, Andra, Georgea, Jacilene, Jaqueline e Janete.

LARI — Laboratório de Realidade Integrada
O Lari é um grupo transdisciplinar de pesquisa e inovação formado por pesquisadores de várias áreas do conhecimento. A abordagem dos trabalhos envolve pesquisadores das áreas de Química, Matemática, Biologia, Comunicação, Economia, Libras, entre outras. Há participação de professores intercampi do Instituto Federal de Brasília e de representantes de outras instituições de ensino do Brasil.

Participe do grupo e entre em contato com os professores para compartilhar suas experiências em pesquisa!