Página inicial > Planaltina > Nova Residência Estudantil é entregue aos estudantes no IFB Campus Planaltina

Nova Residência Estudantil é entregue aos estudantes no IFB Campus Planaltina

Criado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 17h34 | Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 17h34 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 16h42 | Acessos: 1031

O IFB Campus Planaltina inaugurou, nesta segunda-feira, dia 20 de junho, nova Residência Estudantil para os estudantes de  graduação do campus.  São dois blocos com capacidade para 21 estudantes que foram construídos e entregues, graças aos recursos da emenda parlamentar da deputada federal Erika Kokay, no valor de R$ 600 mil, somados a recursos financeiros próprios do IFB, no valor de R$ 170 mil. As residências oferecem rede wi-fi e ambientes coletivos, como uma copa e a área de serviço, e estão preparadas para receber pessoas com necessidades específicas.

Um dos estudantes do IFB que vão morar na residência, Maurício Pereira Leal, estudante de Agroecologia, disse estar animado com a conquista. "O novo espaço fortalece o nosso curso, um futuro que seja possível conjugar as práticas do bem-estar com o bem-viver."

Idealização da Ecovila Colmeia

A estudante do IFB em Agroecologia Gabriela Campetti Ribeiro,  também formada em Arquitetura, participou de  concurso interno para apresentação de projetos para a residência e teve sua proposta denominada Ecovila Colmeia, aprovada em 2020 pelo campus. A edificação é sustentável, utilizando-se de algumas tecnologias, como a fossa séptica biodigestor, e com previsão de coleta da chuva.  Seguindo sua ideia original, a estrutura dos blocos utiliza materiais como o tijolo de solo-cimento, prensado, que não passa por cozimento. "Há janelas amplas beneficiando a iluminação e ventilação natural", explicou a estudante Gabriela.

Outro aspecto considerado é o social. Buscou-se no projeto  colocar os dois blocos em forma circular, lembrando uma colmeia ou aldeia indígena, promovendo a união e integração dos alunos residentes.

O professor

Paulo Guilherme Francisco Cabral, coordenador do curso de Agroecologia, estava muito contente com a inauguração. “É resultado do trabalho e dedicação de muitos que se envolveram no projeto. Vamos ter estudantes beneficiados com as novas residências.”

Ele reforçou que a iniciativa partiu dos estudantes do curso de Agroecologia, que levaram a demanda à deputada federal.

Residentes selecionados via edital

Para seleção dos novos residentes, o edital foi lançado em março e já há selecionados para a nova residência estudantil.

Entre os critérios podem ser selecionados estudantes de qualquer um dos cursos de graduação do IFB, ter idade a partir de 18 anos e apresentar a documentação comprobatória exigida no edital.

"A residência estudantil acontece, porque somos um campus rural; então é necessário termos avaliação de critérios socioeconômico e de distância feita por uma assistente social", explicou Cláudio Castro, coordenador da residência em Planaltina.

Solenidade de inauguração

As autoridades presentes incluíam a reitora, Luciana Massukado; os pró-reitores do IFB; os diretores dos campi de Taguatinga, Samambaia, Planaltina e São Sebastião;  equipe de engenharia; técnicos, professores e estudantes do campus.

"Os Institutos Federais resistem, porque provocam um diálogo com a população, em grande medida pelos estudantes e professores que desenvolvem estruturas de qualidade", afirmou a deputada federal Erika Kokay.

"Momento muito especial este no IFB Campus Planaltina. Agradeço muito à deputada por defender a territorialidade dos nossos Institutos; pela  presença e iniciativa dos estudantes; e aos movimentos que hoje estão aqui e nos apoiam", declarou a reitora, Luciana Massukado.

"Isso aqui não é obra de apenas uma pessoa; todos colaram a mão aqui — desde a concepção do projeto, as plantas no local até a organização dos móveis", agradeceu o diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti.

Confira as fotos do evento no Flickr do IFB: https://www.flickr.com/photos/ifbrasilia/albums/72177720299950387