Nova Residência Estudantil é entregue aos estudantes no IFB Campus Planaltina
O IFB Campus Planaltina inaugurou, nesta segunda-feira, dia 20 de junho, nova Residência Estudantil para os estudantes de graduação do campus. São dois blocos com capacidade para 21 estudantes que foram construídos e entregues, graças aos recursos da emenda parlamentar da deputada federal Erika Kokay, no valor de R$ 600 mil, somados a recursos financeiros próprios do IFB, no valor de R$ 170 mil. As residências oferecem rede wi-fi e ambientes coletivos, como uma copa e a área de serviço, e estão preparadas para receber pessoas com necessidades específicas.
Um dos estudantes do IFB que vão morar na residência, Maurício Pereira Leal, estudante de Agroecologia, disse estar animado com a conquista. "O novo espaço fortalece o nosso curso, um futuro que seja possível conjugar as práticas do bem-estar com o bem-viver."
Idealização da Ecovila Colmeia
A estudante do IFB em Agroecologia Gabriela Campetti Ribeiro, também formada em Arquitetura, participou de concurso interno para apresentação de projetos para a residência e teve sua proposta denominada Ecovila Colmeia, aprovada em 2020 pelo campus. A edificação é sustentável, utilizando-se de algumas tecnologias, como a fossa séptica biodigestor, e com previsão de coleta da chuva. Seguindo sua ideia original, a estrutura dos blocos utiliza materiais como o tijolo de solo-cimento, prensado, que não passa por cozimento. "Há janelas amplas beneficiando a iluminação e ventilação natural", explicou a estudante Gabriela.
Outro aspecto considerado é o social. Buscou-se no projeto colocar os dois blocos em forma circular, lembrando uma colmeia ou aldeia indígena, promovendo a união e integração dos alunos residentes.
O professor
Paulo Guilherme Francisco Cabral, coordenador do curso de Agroecologia, estava muito contente com a inauguração. “É resultado do trabalho e dedicação de muitos que se envolveram no projeto. Vamos ter estudantes beneficiados com as novas residências.”
Ele reforçou que a iniciativa partiu dos estudantes do curso de Agroecologia, que levaram a demanda à deputada federal.
Residentes selecionados via edital
Para seleção dos novos residentes, o edital foi lançado em março e já há selecionados para a nova residência estudantil.
Entre os critérios podem ser selecionados estudantes de qualquer um dos cursos de graduação do IFB, ter idade a partir de 18 anos e apresentar a documentação comprobatória exigida no edital.
"A residência estudantil acontece, porque somos um campus rural; então é necessário termos avaliação de critérios socioeconômico e de distância feita por uma assistente social", explicou Cláudio Castro, coordenador da residência em Planaltina.
Solenidade de inauguração
As autoridades presentes incluíam a reitora, Luciana Massukado; os pró-reitores do IFB; os diretores dos campi de Taguatinga, Samambaia, Planaltina e São Sebastião; equipe de engenharia; técnicos, professores e estudantes do campus.
"Os Institutos Federais resistem, porque provocam um diálogo com a população, em grande medida pelos estudantes e professores que desenvolvem estruturas de qualidade", afirmou a deputada federal Erika Kokay.
"Momento muito especial este no IFB Campus Planaltina. Agradeço muito à deputada por defender a territorialidade dos nossos Institutos; pela presença e iniciativa dos estudantes; e aos movimentos que hoje estão aqui e nos apoiam", declarou a reitora, Luciana Massukado.
"Isso aqui não é obra de apenas uma pessoa; todos colaram a mão aqui — desde a concepção do projeto, as plantas no local até a organização dos móveis", agradeceu o diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti.
Confira as fotos do evento no Flickr do IFB: https://www.flickr.com/photos/ifbrasilia/albums/72177720299950387
Redes Sociais